AS IMAGENS DA MORTE EM O GENERAL EM SEU LABIRINTO, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E LOPE DE AGUIRRE, PRÍNCIPE DA LIBERDADE, DE MIGUEL OTERO SILVA
Resumo
Participantes do elenco do Novo Romance Histórico Latino-Americano, as obras O General em seu labirinto, de Gabriel Garcia Márquez, e Lope de Aguirre, Príncipe da Liberdade , de Miguel Otero Silva, proporcionam um resgate da história dos personagens históricos, Simón Bolívar e Lope de Aguirre. No primeiro , temos Simón Bolivar, o grande libertador, reflexo e parte primordial, pelas lutas e libertação que proporcionou, desta América. Retratando os últimos dias do Libertador, García Márquez apresenta um homem destituído da máscara do herói inatingível. Um Bolívar moribundo, repleto de dores e totalmente humanizado. No segundo, temos Lope de Aguirre, retratado e resgatado do fundo da história, por Otero Silva. Se no discurso historiográfico ele foi considerado um monstro, no romance de Otero Silva ele nada mais é do que resultado da época em que viveu e das injustiça que sofreu.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).