PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA PRÁTICA: AS FACETAS QUE A EXPERIÊNCIA PODE REVELAR

  • Benzanila Rodrigues Cavalcante UFT
  • Januário Neto Pereira Sarmento UFT
  • Yara Gomes Corrêa IFTO

Resumo

A realização deste trabalho se deu com o objetivo de compreender melhor a aceitação e a eficácia do Programa Mais Educação segundo a perspectiva dos discentes, docentes e da coordenação do programa na unidade escolar. O levantamento de dados aconteceu através de uma pesquisa campo, tendo como instrumentos a observação não participante e a aplicação de questionários, no período compreendido entre 16 de fevereiro e 02 de março de 2016, na Escola WS[1], no município de Nova Rosalândia-TO. A principal justificativa para a realização da pesquisa baseia-se na importância da reflexão sobre a ação, neste caso, o Programa Mais Educação. A depender da visão institucional sobre o Programa, as chances de seu sucesso aumentam ou diminuem. Foi possível concluir que a aceitação do Programa na escola é razoável, e mais, alguns entraves impedem sua eficácia: planejamento em nível nacional desconsiderando a realidade local, necessidade de mais rigidez quanto ao fator frequência e assiduidade dos participantes; baixo nível de interação entre a oferta das oficinas do programa e a grade curricular normal da escola.


[1] Escola WS: Codinome escolhido com a finalidade de ocultar a identidade da escola.

 

Biografia do Autor

Benzanila Rodrigues Cavalcante, UFT
Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em EAD em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Januário Neto Pereira Sarmento, UFT
Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em EAD em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Yara Gomes Corrêa, IFTO

Professora da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pós-Graduação em EAD em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Orientadora do TCC.

Referências

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos