AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PRÉ-NATAL PARA O CUIDADO COM GESTANTE NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO PARA REDUÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO
Resumo
Esse artigo apresenta achados de pesquisa realizada no segundo semestre de 2018, na qual buscou-se compreender como as ações de pré-natal nas unidades básicas de saúde estão contribuindo para redução da sífilis congênita no município de Palmas-TO. Para realização desta pesquisa, foi utilizada uma abordagem em pesquisa de campo, na perspectiva de avaliação. Os resultados da pesquisa mostraram que as ações para evitar a sífilis e sífilis congênita a partir do pré-natal, que é preconizado pelo Ministério da Saúde, ainda apresentam muitos desafios, conforme o identificado por meio de entrevistas e aplicação de questionários com gestantes que realizaram pré-natal nas UBS em Palmas; sendo evidenciada a necessidade de implementação de estratégias que potencializem a utilização do teste rápido; tratamento adequado para mulheres, além de pareceria (s) e oferta de saúde sexual e reprodutiva.
Referências
____,Ministério da Saúde.Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde – ISSN: 1517-1159.Síflis 2015. Disponível em :http://dab.saude.gov.br/portaldab/. Acesso: Agosto/2015.
_____Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde - ISSN online 2358-9450. Sífilis 2016. Volume 47. Nº
35. 2016. Pesquisado em: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em:
____. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Secretaria de Vigilância em Saúde. –Ministério da Saúde - ISSN online 2358-9450.Sífilis 2017. Programa Nacional de DST e Aids. Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e AIDS. Brasília: Ministério da Saúde. 2017.
_____.Ministério da Saúde. Caderneta da Gestante. 3ª edição. Governo Federal. Brasília – DF. Edição eletrônica – 2014. Disponível em:
______, Ministério da Saúde. Guia orientador para a realização das capacitações para executores e multiplicadores em Teste Rápido para HIV e Sífilis e Aconselhamento em DST/Aids na Atenção Básica para gestantes/Aids / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde,2013.
_________, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 300 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26)
COSTA, Maria Dalva Horácio Da “O Trabalho Nos Serviços De Saúde E A Inserção Dos(As) Assistentes Sociais”. Pernambuco .1998
DOMINGUES, Rosa Maria Soares Madeira, LEA, Maria do Carmo. Incidência de sífilis congênita e fatores associados à transmissão vertical da sífilis: dados do estudo Nascer no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(6):e 00082415, jun, 2016. Recebido em 22/Mai/2015. Versão final reapresentada em 06/Ago/2015. Aprovado em 18/Fev/2016. Disponível em:
THE LANCET PUBLICA, Saúde no Brasil. “Em última análise o desafio é político, exigindo um engajamento contínuo pela sociedade brasileira como um todo, para assegurar o direito à saúde para todos os brasileiros”. Maio/2011. Disponível em:
TOCANTINS. Secretaria de Estado da Saúde do. Organizadores: Flávia Pedreira Pereira, Margarida Araújo Barbosa Miranda, Marudiney Brasil César Rodrigues. Pré- concepção, Pré-natal, Parto e Puerpério. Protocolos de Atenção Integral à Saúde da Mulher Tocantinense. Palmas-TO. 2012. Elaboração Grupo de Trabalho – Instituído pela Portaria n. 360, de 22 de dezembro de 2009 (Diário Oficial do Estado n. 3.044 de 28 de dezembro de 2009). Disponível em:
VICTORA, Cesar G. et al. Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios.The Lancet, 2011. Disponível em:
VIEIRA-DA-SILVA, Ligia Maria “Avaliação De Políticas E Programas De Saúde” _ Rio de Janeiro Ed: FIOCRUZ,2014.
VIELLAS, Elaine Fernandes et al. Assistência ao Pré-Natal no Brasil . Cadernos de Saúde Pública Nascer Brasil, 2014.Rio de Janeiro.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).