MAL-ESTAR DOCENTE: A SAÚDE DO PROFESSOR E SEUS DESAFIOS NOS DIAS ATUAIS

  • Indiara Rodrigues de Souza Colégio São Francisco de Assis
  • Maria Evany Rodrigues dos Santos Rede Municipal de Palmas
  • Ilda Neta Silva de Almeida ITOP

Resumo

O presente tem por diligência abordar os desafios experimentados por docentes em exercício acerca da sua saúde, analisando o conceito de mal-estar docente e os problemas que afligem a profissão como as circunstâncias da conjuntura sócio-política-econômica tendo por escopo relacioná-los as principais enfermidades pelas quais os docentes são acometidos. Compreender a questão da crise vivenciada pela categoria bem como as consequências no ensino e seus reflexos para o futuro profissional e para a sociedade, bem como conhecer as políticas públicas desenvolvidas por órgãos responsáveis ao identificar o adoecimento desses profissionais e entender como os docentes lidam com a sua saúde, com o acentuado absentismo provocado pelo aumento de licenças de saúde, dentro de um quadro de doenças típicas de professores, que poderá levar ao colapso do sistema, verificando as estratégias para evitar os mal-estares apontados nessa obra e uma possível redução do mal-estar. Nesse sentido, este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa sendo uma pesquisa exploratória e se justifica por mostrar a importância da saúde do profissional em exercício, nesse caso, a saúde do professor.

Biografia do Autor

Indiara Rodrigues de Souza, Colégio São Francisco de Assis

Professora efetiva da rede particular de Palmas lotada no Colégio São Francisco de Assis. Licenciada em Pedagogia ITOP (2013). Pós-Graduação em Docência do Ensino superior ITOP (2016).

Maria Evany Rodrigues dos Santos, Rede Municipal de Palmas
Professora efetiva da rede municipal de Palmas; Licenciada em Normal Superior pela Unitins (2004); Pedagoga – UFT (2012); Pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional – ITOP (2005); Pós-graduada em Docência do Ensino Superior – ITOP (2016); Acadêmica do curso de Direito – CEULP/ULBRA
Ilda Neta Silva de Almeida, ITOP
Graduação em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2006). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade Araguaia(2008).Especialização em Sociologia e Educação , pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009).Professora celetista do Curso de Pedagogia da Faculdade Itop e professora efetiva da rede Estadual de Ensino no município de Palmas-To

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Publicado
2016-09-29