A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

  • Monnalisa Coelho Viana Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra
  • Valdirene Cássia da Silva CEULP/ULBRA

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar a maneira que a mulher negra se percebe nas campanhas publicitárias e compreender a influência dessa percepção na sua construção identitária. Para a obtenção dos resultados foram realizadas 195 entrevistas semi-estruturadas com acadêmicas dos mais variados cursos de graduação do CEULP/ULBRA. O método utilizado foi o dialético, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa. Acredita- se que o discurso publicitário se configura em um novo universo simbólico da produção e reprodução das representações preconceituosas da mulher negra na mídia e, por extensão, na sociedade.

 

Biografia do Autor

Monnalisa Coelho Viana, Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra
Bacharel récem graduada no curso de Comunicação social - habilitação em publicidade e propaganda do Ceulp/ Ulbra.
Valdirene Cássia da Silva, CEULP/ULBRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.

Referências

ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: O Negro na Telenovela Brasileira. Editora Senac, São Paulo, 2000.

ARAÚJO, Joel Zito. Tevê e identidade negra diante da mundialização da cultura. In: FISCHMANN, Roseli; KUNSCH, Margarida M. K. (Orgs.) Mídia e tolerância: a ciência construindo caminhos de liberdade. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2002.

AJZENBERG, Bernardo “Os invisíveis”. Disponível em 2002.

<http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/bernardo-ajzenberg-20/> Acessado em 11 de Mar. 2016.

BRUHNS, H. T. (1995). Corpos femininos na relação com a cultura. In: E. Romero (Org.), Corpo, Mulher e Sociedade (Coleção Corpo e Motricidade, pp. 71-98). Campinas, SP: Papirus.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na história do Brasil: mito e realidade. São Paulo-SP: Editora Atica,1998.

CADENA, Nelson. O negro na propaganda. Disponível em:

<http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/o-negro-na-propaganda/> Acesso em 24 Abril 2016.

DOMINGUES, Petrônio José. Negros de Almas brancas? A ideologia do branqueamento interior da comunidade negra em São Paulo, 1915-1930. Estudos Afro-Asiáticos, ano 24, n.3,2002.

D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil; pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

ESTATUDO DA IGUALDADE RACIAL – LEI 12. 288

<http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/Lei%2012.288%20-%20Estatuto%20da%20Igualdade%20Racial.pdf> Acessado dia 11 de Abril de 2016.

FOUCAULT, M. A história da loucura. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 2005.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Denis de (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

MIRANDA, M.C.A. O silêncio como forma de racismo: a ausência de negros na publicidade brasileira. São Paulo, X Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 1988.

OLIVEIRA, J. S. Representações das relações entre cultura, consumo e etnia: as representações culturais das mulheres negras no mercado consumidor brasileiro. Revista de Administração da UNIMEP, Rio Grande do Sul, v.9, n.2, p. 108-130, 2011.

TOSCANI, Olivieiro. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Ediouro, Rio de Janeiro, 2000.

SILVA, Paulo V. Baptista da, & ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: VAN DIJK, Teun. A. Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008, p. 74-117.

SILVA, P. V. B. Racismo discursivo na mídia: pesquisas brasileiras e movimentação social. Trabalho apresentado na 28. Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 16 a 19 de outubro de 2005.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: Identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1999.

STROZENBERG, I.. O apelo da cor: percepções dos consumidores sobre as imagens da diferença racial na propaganda brasileira. In: Comunicação, mídia e consumo. São Paulo: ESPM, 2005.

STROZENBERG, I. “Branca, preta, híbrida: qual é a cor da beleza na propaganda brasileira hoje?” Disponível em:

<http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=15&id=148&tipo=1 > Acessado em 14 de Abril de 2016.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

SOARES, A. C. O uso da imagem feminina na publicidade: estereótipos femininos das décadas de 50 e 90 retratados na linguagem publicitária. Ebah. 2006. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMYwAJ/uso-imagem-feminina-na-publicidade > Acesso em: 12 Mar. 2016.

Publicado
2016-09-29