CONSUMO ET CIRCENSES E A POLÍTICA DE EVENTOS

  • Fábio Vicente Gonçalves Queiroz FEBF/UERJ
  • Elisa Maria dos Anjos Unitins

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os usos e as formas de apropriação de uma biblioteca pública, localizada no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. A partir da observação direta e do trabalho de campo de caráter etnográfico, buscou-se evidenciar a dimensão dos conflitos advindos das distintas formas de representação e apropriação de um equipamento público de uso coletivo, num contexto periférico. O espaço em questão, por localizar-se no limite entre o bairro formal e a favela, se apresenta como um locus privilegiado de observação das distintas formas de apropriação não só do acervo literário disponibilizado como também das distintas práticas de uso do espaço e representações sociais em jogo, sobretudo, a partir das oposições entre bairro e favela, centro-periferia, público-privado, cultura de elite - cultura popular, que se manifestam em situações de exclusão e conflito, um ponto de observação e reflexão crítica das relações sociais ali vivenciadas cotidianamente. Nesse contexto, busca-se também analisar o aspecto transmissionista de uma “cultura de eventos” e o circuito de interações que constroem e desconstroem simultaneamente sujeitos, usuários, consumidores e estratégias educacionais.

Biografia do Autor

Fábio Vicente Gonçalves Queiroz, FEBF/UERJ
Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da FEBF/UERJ. 
Elisa Maria dos Anjos, Unitins
Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, no PPG em Memória Social , na Linha de pesquisa Memória e Espaço; Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Atualmente, é professora Assistente no curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES DE LIVROS ESCOLARES. Retrato da leitura no Brasil. São Paulo: Franceschini, 2001. 1 Cd-rom

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociologia, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1059-1083, out. 2007. Especial. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 mar. 2012

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor & por força: rotinas na educação Infantil. Campinas: [s.n.], 2000.

BATISTA, Pollyana da Silva. Biblioteca escolar no Brasil: um estudo sobre vários aspectos. 2009. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

BENTES, Ivana. Redes Colaborativas e Precariado Produtivo. Revista Global, Rio de Janeiro, n.8, p. 4-6, mar./maio. 2007.

BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, François. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo: Ática, 2007 .

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

BOURDIEU, Pierre.Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BRASIL. Decreto nº 6.226, de 4 de outubro de 2007. Institui o Programa Mais Cultura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 2007, Seção 1, p. 15.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CANCLINI, Nestor Garcia.Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.

CASTRILLON, Silvia. A sociedade civil pede a palavra: políticas públicas de leitura e escrita e participação social. In: LUCCHESI, Marco (Org.). Formação dos leitores e construção da cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008. p. 23-30.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CERTEAU, Michel de.A invenção do cotidiano – 2: morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11 n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHAVEIRO, Eguimar Felício ; ANJOS, Antonio Fernandes dos. A periferia urbana em questão: um estudo socioespacial de sua formação. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v.27, n.2, p.181-197, 2007.

COELHO NETO, José Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 2004.

DOMINGUES, Alvaro. (Sub)úrbios e (Sub)urbanos: o mal estar da periferia ou a mistificação dos conceitos? Geografia: Revista da Faculdade de Letras. Porto, v. XIX, n. 1, p. 5-18, 1994.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações depoder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FARIA, Ana Lucia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, 254.

FEIXA, Carlos. De jovenes bandas e tribos. Barcelona: Ariel, 1999.

FERNANDES, Florestan. As “Trocinhas” do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis. Pro-Posições, Campinas, v. 15, n.1- 43, p. 229-249, jan./abr. 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho D’água, 1995.

Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. p. 49-68.

GARFINKEL, Harold. Estudios en Etnometodología. Rubí (Barcelona): Anthropos Editorial, 2006.

GOFFMAN, Irving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópilis, RJ: Vozes, 2009.

GOFFMAN, Irving.Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petropolis, RJ: Vozes, 2011.

GOTZENS, Concepción. A disciplina escolar: prevenção e intervenção nos problemas de comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GROPPO, Luís Antoio. Teorias críticas da juventude: geração, moratória social e subculturas juvenis. Revista eletrônica Em Tese. PPPPGUFSC <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n1p4> Acesso em 17/05/2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2003, 255.

JAMESON, Fredric. A virada cultural: reflexões sobre pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil. Revista Ciência, Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n.1, p. 94-111, 2010 apud COELHO NETO, José Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 3.ed. São Paulo : Iluminuras, 2004.

MILANESI, Luis Augusto. Ordenar para desordenar. São Paulo: Brasiliense, 1989.

NONATO, Denise. Favela de cimento armado: um estudo de caso sobre a organização comunitária de um conjunto habitacional. 2003. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

PETIT, Michèle. A arte de ler : ou como resistir à adversidade. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: J. Olympio,1977.

PLAISANCE, Eric. Para uma sociologia da pequena infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, p. 221-241, abr. 2004. Disponível em: <http://www.cedes. unicamp.br>. Acesso em: 20 mar. 2012.

PRIMO, Alex F. T.; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 54-63, dez. 2003.

QUINTEIRO, Jucirema. Sobre a emergência de uma sociologia da Infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v.20, p. 137-162, jul./dez. 2002. Edição especial.

RIBEIRO, Francisco Aurelio. O papel da leitura e da literatura no século XXI. In: LUCCHESI, Marco (Org.). Formação dos leitores e construção da cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008. p. 59-64.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. Lisboa: Moraes Editores, 1977.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. São Paulo: Papirus, 1986.

SILVA, Márcia Cabral da et al. Relatório parcial da pesquisa sobre A rede de bibliotecas Populares da cidade do Rio de Janeiro e a Formação de Leitores. Rio de Janeiro, 2005. Mimeografado.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SOARES, Rubenita Barros. “Biblioteca Comunitária como Alternativa às Bibliotecas Públicas e Escolares e o Papel Social do Profissional Bibliotecário: relato de Experiência”. In: Encontro Nacional de Estudantes de Bibloteconomia, documentação, Gestão e Ciência da Informação. 2010, João Pessoa, PB. [Trabalhos apresentados]. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/ index.php /enebd/article/ viewFile/118/134 >. Acesso em: 20 mar. 2012.

SOUZA, Rogério Ferreira de. Na lógica da inserção: trabalho, favela e o novo perfil do agente comunitário. In: CARVALHO FILHO, Silvio de Almeida et al. Deserdados: dimensões das desigualdades sociais. Rio de Janeiro: Ed. H. P. Comunicação, 2007. p. 125-147.

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2005.

VIEIRA, Adriana Silene et.al. Organização e uso da biblioteca escolar e sala de leitura. In: LUCCHESI, Marco (Org.). Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2008. p. 1-45.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília,DF: Editora UNB, 2009.

Publicado
2016-09-29