PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Resumo
Atualmente a corrida para obter aprovação no vestibular tem mostrado ser mais disputada, em contrapartida há um aumento exponencial de oferta de cursos em universidades e seu acesso está sendo democratizado. Porém, o ingresso no ensino superior pode ser frustrado pela impossibilidade de permanência por vários fatores. Diante do pressuposto, o presente estudo trata-se de plano qualitativo sobre os fatores que contribuem para evasão do ensino superior e subsidiariamente discutir a evasão no sistema educacional do ensino superior. Para tanto utilizou-se o método histórico, com forte embasamento dedutivo, pois visa investigar os acontecimentos ou instituição do passado. Foram consultadas teses, dissertações, monografias, dentre outros meios de informação confiáveis para embasamento da pesquisa. Nos últimos anos, o governo vem discutindo o fenômeno da evasão no ensino e as instituições, principalmente as privadas, estão sofrendo as consequências das evasões, além do impacto social, acadêmico e econômico. Conclui-se que os fatores financeiros do estudante, a escolha precoce da graduação, aprovação de um curso que não se gosta, o distanciamento da família quando o discente tem que estudar em outro local, qualidade do ensino superior, métodos de aprendizagem utilizados pelas instituições, déficits de aprendizagem herdados no ensino médio, dentre outros elementos favorecem a evasão.
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