EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DO CAMPO: A TEORIA E A PRÁTICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MARCOS FREIRE – ASSENTAMENTO SÃO JOÃO – PALMAS/TO

  • Danuza Costa Leite PIBIC-Unitins
  • Thania Maria Fonseca Aires Dourado Unitins

Resumo

A escola é um espaço no qual a educação ambiental
é indispensável, devido ao seu potencial de formar
cidadãos críticos. Para isso, é necessário que esse tema seja
trabalhado na teoria e na pratica e de forma interdisciplinar.
Por este motivo, o objetivo dessa pesquisa foi: produzir
conhecimentos teóricos e práticos em Educação Ambiental,
com vistas a subsidiar na definição de políticas públicas na
área. E as metodologias empregadas foram a entrevista semi
estruturada e a representação social. Com os resultados,
verificou-se que a escola trata a educação ambiental de
forma interdisciplinar. Por outro lado, existem muitas
dificuldades para realizar as práticas com os estudantes, o
que pode de certa forma prejudicar o aprendizado. Além
disso, a percepção ambiental mais naturalística apresentada
pelos professores pode influenciar a visão de meio ambiente
dos estudantes. Outro ponto é a concepção tradicionalista
de educação ambiental dos professores. Recomenda-se a
sensibilização para modificar essas duas percepções, uma
vez que isso irá tornar mais eficiente o desenvolvimento da
educação ambiental.

Biografia do Autor

Danuza Costa Leite, PIBIC-Unitins
Estudante do Curso de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantins-Unitins
Thania Maria Fonseca Aires Dourado, Unitins
Professor do Curso de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantins-Unitins.

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Publicado
2016-06-21