RAP COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO

Palavras-chave: Pedagogia Crítica. Empoderamento. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este texto apresenta algumas contribuições do RAP para o letramento crítico dos seus ouvintes, caracterizando o referido gênero discursivo como um recurso pedagógico. Para tal propósito, foram identificadas algumas vozes sociais periféricas presentes em letras de RAP. Apresenta-se uma discussão teórica sobre o ensino de língua no contexto da sociedade capitalista, discutindo o trabalho escolar com os letramentos, a alfabetização e as relações de poder que tencionam o trabalho pedagógico. Problematiza-seconceitos de gênero discursivo e de vozes sociais, caracterizando o RAP como um gênero propagador de vozes periféricas.As letras da música funcionam enquanto estratégias de resistência a opressões historicamente sofridas por grupos invisibilizados socialmente. Este estudo está inserido na Linguística Aplicada, sendo a pesquisa bibliográfica e a análise documental assumidas.

Biografia do Autor

Michael Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Servidor Público da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atua na área de Processos Administrativos Disciplinares. É Licenciado em Pedagogia e Mestrando em Letras pela UFT. Membri do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem - PLES (UFT/CNPq). Atua na área de Linguística Aplicada.

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado
2020-05-22