A importância da gestão de pessoas nas organizações

  • LIDIANE VIEIRA FACULDADE ITOP

Resumo

Ao falar-se de Gestão de Pessoas nos deparamos com um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, esse pode ser o diferencial de empresas que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja, pessoas com as competências necessárias, com a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo e serem comprometidas com seu trabalho. Este artigo visa citar a importância da Gestão de Pessoas para as Organizações, pois a gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano e tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Palavras – chave: gestão de pessoas, a importância da gestão de pessoas, organizações.

Biografia do Autor

LIDIANE VIEIRA, FACULDADE ITOP
Lidiane Vieira, natural de Paulínia-SP, mora atualmente em Palmas-To, possui formação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Norte do Paraná e Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Itop, atualmente é Secretária Acadêmica da Faculdade Itop e Empresária.

Referências

BATISTA, Andréa Clara Freire; artigo: “O tripé das organizações: pessoas, cultura e comunicação”.

BITTENCOURT, Francisco; artigo: “A nova lógica das organizações”.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.

RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por Competências - Ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Editora QualityMark, 2008.

SERRA, Floriano; artigo: “Gestão de Pessoas: todos ou ninguém”. www.portaldafamilia.org.

VASCONCELOS, Isabella Freitas Gouveia de e André Ofenhejm Mascarenhas e Flávio Carvalho de Vasconcelos; Gestão do paradoxo: “Passado versus Futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas – RAE eletrônica, v.5, n.1, art.2, jan./jun 2006.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos