LETRAMENTO CRÍTICO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Palavras-chave: Formação em Pré-serviço. Curso de Letras. Formação crítico-reflexiva.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar como ocorre a formação do docente de Língua Inglesa em pré-serviço, em um Curso de Letras, de uma universidade pública no norte mato-grossense. Em específico, buscou-se averiguar se os pressupostos teórico-práticos do letramento crítico são contemplados no processo formativo e quais possíveis contribuições para uma formação crítico-reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e respalda-se em Monte Mór (2012), Santos (2009), Siqueira (2012) e Justina (2016), dentre outros. A geração e coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 18 professores em pré-serviço, da 7ª e 8ª fases, em 2018. Os resultados apontam que o letramento crítico é abordado no Curso investigado e que pode trazer contribuições para o processo formativo, tais como: uma postura mais consciente e crítica do seu papel enquanto professor e de que não há soluções prontas para resolver impasses, mas sim distintas possibilidades.

Biografia do Autor

Vitória França Albuquerque, UNEMAT

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Reyes Maldonado (UNEMAT).

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT

Doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Reyes Maldonado.

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Publicado
2020-05-22