LETRAMENTO CRÍTICO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar como ocorre a formação do docente de Língua Inglesa em pré-serviço, em um Curso de Letras, de uma universidade pública no norte mato-grossense. Em específico, buscou-se averiguar se os pressupostos teórico-práticos do letramento crítico são contemplados no processo formativo e quais possíveis contribuições para uma formação crítico-reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e respalda-se em Monte Mór (2012), Santos (2009), Siqueira (2012) e Justina (2016), dentre outros. A geração e coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 18 professores em pré-serviço, da 7ª e 8ª fases, em 2018. Os resultados apontam que o letramento crítico é abordado no Curso investigado e que pode trazer contribuições para o processo formativo, tais como: uma postura mais consciente e crítica do seu papel enquanto professor e de que não há soluções prontas para resolver impasses, mas sim distintas possibilidades.
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