CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA TODOS

  • Thaís Oliveira de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Bento Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • Gabriela Portugal Professora associada da Universidade de Aveiro (UA)
Palavras-chave: Educação infantil. Educação Experiencial. Brincar. Bem-estar. Envolvimento.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a necessidade de promover uma pré-escola atenta à diversidade e individualidade de cada criança. Partindo de uma análise breve em torno dos objetivos oficiais brasileiros e portugueses relativos à educação infantil, refletimos sobre o potencial do brincar para a promoção de aprendizagens e desenvolvimento e propomos a Educação Experiencial (EDEX) como abordagem educativa promotora de um ambiente de respeito pelos ritmos e necessidades de cada criança. À luz da EDEX, o educador deve avaliar e regular a sua intervenção a partir da leitura que faz do brincar, planejando a ação educativa de forma consequente, de acordo com os sinais de bem-estar e envolvimento evidenciados pelas crianças. Desta forma, será possível aceder a práticas pedagógicas mais inclusivas, atentas à realidade de cada criança e enquadradas nos objetivos oficiais para a educação infantil. São apresentadas implicações para a formação de profissionais na educação infantil.

Biografia do Autor

Thaís Oliveira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Psicologia pela UFPB. Mestre em Educação pela UFPB. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Principais interesses de investigação: educação infantil; psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento.

Gabriela Bento, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro e Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem trabalhado em creches e jardins de infância como psicóloga, formadora e coordenadora de projetos ligados à promoção de práticas pedagógicas ao ar livre. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e os seus principais interesses de investigação são: qualidade em contextos de educação de infância; brincar ao ar livre; educação em creche.

Gabriela Portugal, Professora associada da Universidade de Aveiro (UA)

Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal. Doutora em Ciências da Educação/Psicologia da Educação. Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Principais interesses de investigação: qualidade em contextos de educação de infância; avaliação em educação de infância; educação em creche.

Referências

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Publicado
2019-11-11