AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Histórico. Interações. Brincadeira.

Resumo

A Educação Infantil vem estabelecendo uma nova concepção a respeito de sua função de educar e cuidar, e consequentemente, altera as maneiras de promover o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças. Nessa perspectiva, o estudo objetiva compreender como as interações e a brincadeira propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular transformam a maneira de pensar as práticas pedagógicas na infância. A pesquisa aborda os principais avanços que as legislações estabeleceram e discute sobre as interações e a brincadeira no cotidiano escolar como eixos estruturantes do fazer pedagógico. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo que, os instrumentos para coleta de dados foram: o levantamento bibliográfico e documental. A partir da análise do estudo, entende-se que as interações e brincadeiras vivenciadas estão relacionadas à busca pela qualidade na Educação Infantil e desempenham uma função significativa, favorecendo aprendizagens.

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutor pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade da Bahia (UFBA). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goías (UFG). Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT). Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. 

Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Atualmente é Diretora de Educação Infantil da Rede Municipal de Palmas/TO. 

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Publicado
2022-03-11