AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A Educação Infantil vem estabelecendo uma nova concepção a respeito de sua função de educar e cuidar, e consequentemente, altera as maneiras de promover o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças. Nessa perspectiva, o estudo objetiva compreender como as interações e a brincadeira propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e asseguradas pela Base Nacional Comum Curricular transformam a maneira de pensar as práticas pedagógicas na infância. A pesquisa aborda os principais avanços que as legislações estabeleceram e discute sobre as interações e a brincadeira no cotidiano escolar como eixos estruturantes do fazer pedagógico. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo que, os instrumentos para coleta de dados foram: o levantamento bibliográfico e documental. A partir da análise do estudo, entende-se que as interações e brincadeiras vivenciadas estão relacionadas à busca pela qualidade na Educação Infantil e desempenham uma função significativa, favorecendo aprendizagens.
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