A NARRATIVA ROSIANA: O VERBO DO SERTÃO

  • Roberto Antônio P. Amaral UFVJM

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a presença de elementos metafísico-religiosos nas principais obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1906-1967).

Biografia do Autor

Roberto Antônio P. Amaral, UFVJM
Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação Brasileira, com a dissertação ?A hermenêutica crítica de Paul Ricoeur ? por uma ampliação do conceito de ideologia em educação? e Doutor em Educação, com a tese ?A teofania em Grande Sertão: Veredas ? por uma pedagogia dos símbolos?, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. É Professor Adjunto III e Diretor de Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Líder do projeto de pesquisa "Imaginário, Mito e Símbolo", registrado na PRPPG da UFVJM e no CNPq. Coordenador do Projeto de Extensão Café Literário. Professor do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas-MPICH da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (UFVJM). Áreas de atuação: fundamentos da educação; filosofia e educação; hermenêutica e educação; fenomenologia e educação; imaginário e educação; estética e educação; literatura e educação; estudos foucaultianos.

Referências

ARAÚJO, Heloisa Vilhena de Araújo. O roteiro de Deus – dois estudos sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim, 1996.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LORENZ, Günter W. Guimarães Rosa. Diálogo com a América Latina: panorama de uma literatura do futuro. Trad. Fredy de Souza Rodrigues e Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: EPU, 1973.

MANN, Thomas. A morte em Veneza. Trad. Maria Delling. São Paulo: Hemus, s/d.

POUND, Ezra. ABC da literatura. 16 ed. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.

RÓNAI, Paulo. Rondando os segredos de Guimarães Rosa. In: Rosa, João Guimarães. No urubuquaquá, no pinhém (Corpo de baile). 9 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason: (1958-1967). Edição, organização e notas Maria Apparecida Faria Marcondes Bussolotti. Trad. Erlon José Pascoal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Academia Brasileira de Letras; Belo Horizonte, MG: Ed. da UFMG, 2003a.

____________________. Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFMG, Nova Fronteira, 2003b.

____________________. Grande sertão: veredas. 19 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001a.

____________________. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). 11 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2001b.

___________________. No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile). 9 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001c.

____________________. Tutaméia (Terceiras Estórias). 8 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001d.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos