A NARRATIVA ROSIANA: O VERBO DO SERTÃO
Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre a presença de elementos metafísico-religiosos nas principais obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1906-1967).
Referências
ARAÚJO, Heloisa Vilhena de Araújo. O roteiro de Deus – dois estudos sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim, 1996.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
LORENZ, Günter W. Guimarães Rosa. Diálogo com a América Latina: panorama de uma literatura do futuro. Trad. Fredy de Souza Rodrigues e Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: EPU, 1973.
MANN, Thomas. A morte em Veneza. Trad. Maria Delling. São Paulo: Hemus, s/d.
POUND, Ezra. ABC da literatura. 16 ed. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.
RÓNAI, Paulo. Rondando os segredos de Guimarães Rosa. In: Rosa, João Guimarães. No urubuquaquá, no pinhém (Corpo de baile). 9 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason: (1958-1967). Edição, organização e notas Maria Apparecida Faria Marcondes Bussolotti. Trad. Erlon José Pascoal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Academia Brasileira de Letras; Belo Horizonte, MG: Ed. da UFMG, 2003a.
____________________. Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFMG, Nova Fronteira, 2003b.
____________________. Grande sertão: veredas. 19 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001a.
____________________. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). 11 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2001b.
___________________. No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile). 9 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001c.
____________________. Tutaméia (Terceiras Estórias). 8 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001d.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).