GUIANA FRANCESA: HISTÓRIA, FRATURAS ÉTNICAS E PROCESSOS MIGRATÓRIOS
Resumo
Este artigo propõe apresentar alguns momentos da história da Guiana Francesa, a sua configuração social e as contradições políticas e étnicas vivenciadas por essa ex-colônia francesa ao longo de vários séculos. Além disso, buscar-se-á chamar a atenção para os diversos grupos étnicos que migraram para esse Departamento Ultramar Francês. A partir de dados bibliográficos, entrevistas e observações de campo, nos últimos 10 anos, pretendemos analisar o relacionamento social/cultural entre os guianenses, metropolitanos e populações tradicionais locais. É nossa intenção também apresentar, pelo menos em nível conceitual, o que vem ser a cultura creoula? Quem é de fato o guianense e se é possível pensarmos em uma unidade nacional, apesar das contradições administrativas e culturais internas.
Referências
ARAGÓN, Luís E. Até onde vai a Amazônia e a sua população? In: (Org) ARAGÓN, Luís E. Populações da Pan-Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 2005.
ANTUNES, Ricardo. A centralidade do trabalho hoje in FERREIRA, Leila da Costa (org). A sociologia no horizonte do século XXI. São Paulo, Boitempo, 2002.
AROUCK, Ronaldo de Camargo. Brasileiros na Guiana Francesa: fronteiras e construções de alteridades. Belém: NAEA/UFPA, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas: Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo e resposta à globalização. Trad.: André Carone. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica à economia política do signo. Trad.: Aníbal Alves. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edições 70, 1995.
CLEAVEAR, Ana Julieta Teodoro. “Ni vue ni connue”: a construção da nação na Guiana Francesa. Colección Monografias, n. 21. Caracas: Programa Cultura, Comunicación y Transformaciones Sociales, CIPOST, FaCES, Disponível em: www.globalcult.org.ve/monografias.htm.
IANNI, Octávio. Teoria da globalização. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
______. O mundo do trabalho. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). A reinvenção do futuro. São Paulo: Cortez, 1996.
______. A sociologia para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 9. Pelotas, Anais... EDUCAT, 1999.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Trad.: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2005.
______. Modernity and self-identity: self and society in late Modern Age. Stanford, CA: Stanford University Press, 1991.
MISIR, Prem. Identidade cultural e creolização na Guiana. Diplomacia, estratégia e política, abr.-jun. 2007.
______. A sociologia para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 9. Pelotas, Anais... EDUCAT, 1999.
______. O mundo do trabalho. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). A reinvenção do futuro. São Paulo: Cortez, 1996.
MAM-LAM-FOUCK, Serge. Historie générale de la Guyane Française: les grands problèmes guyanais; permanense et évolution. Cayenne: Íbis Rouge; presses Universitaires Créole/GEREC, 1996. 263p.
ROMANI, Carlo. Clevelândia, Oiapoque – aqui começa o Brasil. 2003. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).