TERRITORIALIDADES NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS SOCIAIS PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS DE ARAGUAÍNA

  • Andréia de Carvalho Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Plábio Marcos Martins Desidério Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Culturas. Territorialidades. UFT. Simbólico.

Resumo

O artigo procura relacionar a discussão sobre territorialidade e cultura nas organizações, assim como o estudo das práticas sociais presentes nos conceitos de Pierre Bourdieu, como por exemplo, o de campo, habitus e o de capitais. Para isso, se utilizou de um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína – situada na região Norte do País. Essa escolha teve como objetivo o estudo de um ambiente organizacional tampouco estudado, que é o das Instituições Públicas de Ensino Superior. O foco desse trabalho se baseia nas relações construídas entre os servidores dessa universidade – professores e técnico-administrativos – e suas práticas sociais, especificamente as configurações simbólicas na instituição.

Biografia do Autor

Andréia de Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território, especialista em Administração Pública com Ênfase em Gestão Universitária e graduada em História, todas pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Servidora efetiva da Universidade Federal do Tocantins com o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, exercendo a função de Coordenadora de Gestão de Pessoas do Câmpus de Araguaína.

Plábio Marcos Martins Desidério, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professor da Universidade Federal do Tocantins lotado no Colegiado de História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. Pesquisador na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da comunicação, mídia, televisão, telenovela, gênero, cultura popular, cultura urbana, mídias sociais, cinema, cinema na fronteira e estudos de recepção.

Referências

AKTOUF, O. simbolismo e a cultura de empresa: dos abusos conceituais a lições empíricas. In: CHANLAT, J. F. (Coord). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 2010.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

______. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

CAVEDON, N. R.; MENDES, L. As culturas organizacionais territorializadas. In: Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 35, p. 108-123, abr. 2013.

CERTEAU, M. D. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. 14. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

CHANLAT, J. F. Por uma antropologia da condição humana nas organizações. In: CHANLAT, J. F. (Coord). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 2010.

FENILI, R. R., SOUZA, E. C. L. O estudo da cultura organizacional por meio das práticas: uma proposta à luz do legado de Bourdieu. Rio de Janeiro: Cad. EBAPE.BR, v. 14, n. 4, p. 872- 890, Out./Dez. 2016.

FISCHER, G. N. Espaço, identidade e organização. In: CHANLAT, J. F. (Coord). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 2010.

FLEURY, M. T. L. Cultua e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Aimed, 2009.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HAESBAERT, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. In: HEIDRICH, A. L. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Canoas: Ed. ULBRA; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

______. O Mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

MAIA, R. O poder dos símbolos: disputas territoriais nos shopping centers. In: HEIDRICH, A. L. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Canoas: Ed. ULBRA; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: Ideação [Online]. v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/viewArticle/414>. Acesso em: 18 abr. 2016.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Átila, 1993.

SAQUET, Marcos A. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SILVA, Andréia de Carvalho. As contribuições da sociologia de Bourdieu para o estudo da cultura organizacional da Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Araguaína. / Andréia de Carvalho Silva. – Araguaína, TO, 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS [UFT]. Institucional. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/gestao. Acesso em: 03 jan. 2018.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado
2019-10-28