A VIOLÊNCIA ESCOLAR E A ELEVAÇÃO DA CRIMINALIDADE URBANA
Resumo
O estudo discute a violência escolar e a elevação da criminalidade urbana. Pensar sobre a violência escolar e sua interlocução, com o elevado índice de criminalidade urbana, traz questões válidas para análise. O objetivo é apresentar vertentes ideológicas e refletir sobre a temática, sem a pretensão de tirar conclusões pragmáticas. O estudo centra-se nos conceitos básicos da violência para depois desdobrar-se na questão escolar e no aumento da criminalidade urbana. É uma pesquisa bibliográfica, relatando assertivas e contradições expressas por autoridades do assunto, que argumentam especificidades da violência nos dias atuais. Demonstra-se que a violência tem uma raiz de difícil identificação, e os enfrentamentos propostos a ela se tornam ineficazes, pois o seu foco inicial não foi descoberto. Contudo, medidas conjuntas entre o poder publico e a sociedade civil organizada pode mitigar os prejuízos causados por este mal e que afeta as diversas classes da população humana.
Referências
BONAVIDES, Syrleine Maria P. Bastos: A auto-estima da criança que sofre violência física pela família. 2005. 268 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Ética e Violência no Brasil. Revista Bioethikos: revista do Centro Universitário São Camilo, São Paulo, v. 5, n. 4, p. 378-83. 2011.
DAHLBERG, Linda L.; KRUG, Etienne G. Violência: um problema global de saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva: revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11 (Sup.), p.1663-78. 2007.
DAHLBERG, Linda L.; KRUG, Etienne G. Violência um problema de saúde pública. In: KRUG, E. et al. (Eds.). Relatório Mundial sobre violência e saúde. Genebra: World repord on violence and health, 2002. p. 1-19.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Atlas da Violência 2017 mapeia os homicídios no Brasil. Brasília 2018. Disponibilidade em:
THÉRY, Hervé. Retratos da violência no Brasil. Geousp – Espaço e Tempo: revista de Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 457-465. 2018. Disponibilidade em:
PAVIANI, Jayme. Conceitos e formas de violência. 2 ed. Caxias do Sul: Educs, 2016.
PRIOTTI, Elis P.; BONETI, Lindomar W. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Revista Diálogo Educacional: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 161-79, jan.-abr. 2009.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil. Apresentação da Faculdade Latino–Americano de Ciências Sociais (FLACSO). Brasília: SEPPIR/PR, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).