OS FÓRUNS DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA TERCEIRA MARGEM

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa UFMT
Palavras-chave: Formação de Professores. História da educação. Devir. Diálogos docentes.

Resumo

Considerando tanto uma perspectiva nacional quanto institucional, o texto apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a história dos fóruns de licenciatura e expõe o itinerário que levou à organização do Fórum das Licenciaturas do Araguaia 2018, cujo tema central foi o “diálogo entre a universidade e a educação básica na formação de professores”. A metáfora da terceira margem do rio conduz o relato que enfatiza a importância de uma “interpenetração” de saberes entre as duas instâncias formativas. A argumentação constituída revela que as melhorias históricas da formação de professores no Brasil foram resultantes de muitas lutas e, ainda, que os desafios permanecem.  Em conclusão se afirma que a educação pública brasileira e a formação docente vêm passando por um momento delicado que requer a constituição de estratégias de resistência capazes de promover um devir composto coletiva e colaborativamente por profissionais da educação básica e da universidade.

Biografia do Autor

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, UFMT

Doutora em Educação, área de Ensino de Ciência e Matemática, pela USP/SP. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado
2019-05-24