OS FÓRUNS DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA TERCEIRA MARGEM
Resumo
Considerando tanto uma perspectiva nacional quanto institucional, o texto apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a história dos fóruns de licenciatura e expõe o itinerário que levou à organização do Fórum das Licenciaturas do Araguaia 2018, cujo tema central foi o “diálogo entre a universidade e a educação básica na formação de professores”. A metáfora da terceira margem do rio conduz o relato que enfatiza a importância de uma “interpenetração” de saberes entre as duas instâncias formativas. A argumentação constituída revela que as melhorias históricas da formação de professores no Brasil foram resultantes de muitas lutas e, ainda, que os desafios permanecem. Em conclusão se afirma que a educação pública brasileira e a formação docente vêm passando por um momento delicado que requer a constituição de estratégias de resistência capazes de promover um devir composto coletiva e colaborativamente por profissionais da educação básica e da universidade.
Referências
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade n° 68, Campinas: Cedes, 1999. p. 301-309.
BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria / [tradução Antônio de Pádua Danesi]. São Paulo :b Martins Fontes, 1997. - (Coleção Tópicos)
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 05 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1 jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 05 nov. 2018.
BRZEZINSK, I. Princípios da Carta de Goiânia/IV CBE na Constituição Federal “cidadã” (CF/1988): participação da sociedade civil nas políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v. 29, n. 2, p. 223 – 241, mai/ago. 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/43521/27391 >. Acesso em: 17/01/2019.
CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua Educação Matemática Crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, p. 9-20, 2012. Disponível em http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/860/pdf_74. Acesso em 22 jan. 2019
COUTINHO, C. N. Cidadania e modernidade. Perspectivas. São Paulo: UNESP, v. 22, p. 41-59, 1999. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/viewFile/2087/1709. Acesso em: 02/11/2018. Acesso em: 22 jan. 2019
D’AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae. Canoas, v.10, n. 1, p. 7 – 16, jan./jun. 2008. Disponível em:
file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/74-77-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019
DELEUZE, G. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas , v. 36, n. 131, p. 299-324, Junho de 2015 . Disponível em:
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MANTOAN, M.T.E. e LIMA, N. S. T. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 824-832, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/8646274-31766-1-PB.pdf. Acesso em: 19 jan. 2019.
ROSA, J. G. A terceira margem do rio. In: Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 32-37.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. 19ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 624p.
SANTOS, B. S. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016. ISBN 978-85-7559-509-1
SILVA, M. A. C.. A escola como o primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deleuze. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 19, p. 157-172, 2014. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/2330/pdf_230. Acesso em: 22 jan. 2019.
ZOURABICHVILI, F. (2000). Deleuze e o Possível: sobre o involuntarismo na política. In: E. Alliez (Org). Deleuze: uma vida filosófica. (pp. 491-333). São Paulo: Editora 34.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).