REFLEXÕES A RESPEITO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

  • Eduardo Ribeiro Mueller Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marilene Marzari Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Formação de professores. Didática. Pensamento teórico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito da atividade de ensino, principalmente na disciplina de didática, e traz reflexões a respeito da necessidade de buscar alternativas para a atividade de ensino nos cursos de licenciatura. Para isso, realizamos discussões em relação à didática, a partir da sua própria história, das contribuições da abordagem histórico-cultural de Vygotsky e Leontiev e da teoria do ensino desenvolvimental de Davídov. As reflexões indicam que uma parcela significativa dos professores responsabiliza os alunos pela pouca aprendizagem e isso dificulta repensar em outra forma de organizar o ensino, predominantemente transmissivo. Os alunos aceitam essa prática e dificilmente se colocam como sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem. Se, de um lado, se tem uma formação acadêmica que resulte numa concepção de ensino que se perpetua ao longo das décadas, de outro, a atividade de ensino desenvolvimental se constitui como possibilidade de formação do pensamento teórico e do desenvolvimento da cognição dos alunos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro Mueller, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). 

Marilene Marzari, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

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Publicado
2019-05-24