ADOECIMENTO E SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE UNIVERSITÁRIOS: ESTADO DA ARTE
Resumo
A preocupação pública com sofrimento e adoecimento psíquico entre universitários vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas, principalmente entre os estudantes dos cursos da saúde. Esse artigo foi desenvolvido através de um estudo denominado "estado da arte" ou "estado do conhecimento", o que por sua vez possui caráter bibliográfico. A pesquisa bibliográfica foi realizada na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram considerados critérios de inclusão: artigos publicados na íntegra, gratuitos, escritos no idioma português ou inglês que tivessem no seu corpo teórico, de fato, o adoecimento e sofrimento psíquico entre universitários. os problemas relacionados ao adoecimento e sofrimento psíquico são prevalentes em universitários, sendo que o uso de substâncias psicoativas, álcool, tabaco e maconha potencializam os sintomas de ansiedade, depressão e transtornos de humor, sendo estes os mais comuns entre esse grupo.
Referências
ANDRADE, Antonio dos Santos. et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 36, n. 4, p. 831-846, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n4/1982-3703-pcp-36-4-0831.pdf> Acesso em: 20 mar. 2019.
BARDAGI, Marucia Patta; HUTZ, Claudio Simon. Eventos estressores no contexto académico: uma breve revisão da literatura brasileira. Interação em Psicologia, v. 15, n. 1, 2011. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/17085>. Acesso em: 20 mar. 2019.
BROWN, June SL. Student mental health: some answers and more questions. Journal of Mental Health. v, 27, n. 3, p. 193-196, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09638237.2018.1470319> Acesso em: 20 mar. 2019.
BUBLITZ, Susan et al. Estressores entre acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, n. 6, p. 739-745, 2012. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5992> Acesso em: 19 mar. 2019.
COSTA, Ana Lucia Siqueira; POLAK, Catarina. Construção e validação de instrumento para avaliação de estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. SPE, p. 1017-1026, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe/a05v43ns.pdf> Acesso em: 01 mar. 2019.
DÁZIO, Eliza Maria Rezende; ZAGO, Márcia Maria Fontão; FAVA, Silvana Maria Coelho Leite. Use of alcohol and other drugs among male university students and its meanings. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 5, p. 785-791, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n5/pt_0080-6234-reeusp-50-05-0786.pdf> Acesso em: 10 mar. 2019.
DIEHL, Katharina et al. Loneliness at universities: determinants of emotional and social loneliness among students. International journal of environmental research and public health, v. 15, n. 9, p. 1865, 2018. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/54ae/931b0e233598017a5fec4a210142131bf5b4.pdf> Acesso em: 10 mar. 2019.
DOWNS, Marilyn F.; EISENBERG, Daniel. Help seeking and treatment use among suicidal college students. Journal of American College Health, v. 60, n. 2, p. 104-114, 2012. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07448481.2011.619611> Acesso em: 10 mar. 2019.
EISENBERG, Daniel et al. Eating disorder symptoms among college students: Prevalence, persistence, correlates, and treatment-seeking. Journal of American College Health, v. 59, n. 8, p. 700-707, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3721327/> Acesso em: 11 mar. 2019.
EISENBERG, Daniel; HUNT, Justin; SPEER, Nicole. Mental health in American colleges and universities: variation across student subgroups and across campuses. The Journal of nervous and mental disease, v. 201, n. 1, p. 60-67, 2013. Disponível em: <https://journals.lww.com/jonmd/Abstract/2013/01000/Mental_Health_in_American_Colleges_and.12.aspx> Acesso em: 10 mar. 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, Aug. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf> Acesso em: 12 mar. 2019.
FIOROTTI, Karoline Pedroti et al. Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. J Bras Psiquiatr, v. 59, n. 1, p. 17-23, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v59n1/v59n1a03> Acesso em: 12 mar. 2019.
GONCALVES, Dâmaris Versiani Caldeira et al . Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 102-111, Mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0102.pdf> Acesso em: 01 mar. 2019.
JAFARI, Najmeh; LOGHMANI, Amir; MONTAZERI, Ali. Mental health of medical students in different levels of training. International journal of preventive medicine, v. 3, n. Suppl1, p. S107, 2012. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3399312/> Acesso em: 12 mar. 2019.
LIMA, Maria Cristina Pereira; DOMINGUES, Mariana de Souza; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Revista de Saúde Pública, v. 40, p. 1035-1041, 2006. Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2006.v40n6/1035-1041/pt> Acesso em: 12 mar. 2019.
MCINTYRE, Jason C. et al. Academic and non-academic predictors of student psychological distress: The role of social identity and loneliness. Journal of Mental Health, v. 27, n. 3, p. 230-239, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09638237.2018.1437608> Acesso em: 12 mar. 2019.
MOREIRA, Danila Perpétua; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, p. 155-162, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21nspe/pt_20.pdf> Acesso em: 12 mar. 2019.
PADOVANI, Ricardo da Costa. et al . Vulnerabilidade e bem-estar psicológico do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva. v. 10, n. 1, p.2-10, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a02.pdf> Acesso em: 12 mar. 2019.
PEDROSA, Adriano Antonio da Silva et al. Alcohol consumption by university students. Cadernos de saude publica, v. 27, n. 8, p. 1611-1621, 2011. Acesso em: 12 mar. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v27n8/16.pdf> Acesso em: 12 mar. 2019.
PEDRELLI, Paola et al. College students: mental health problems and treatment considerations. Academic Psychiatry, v. 39, n. 5, p. 503-511, 2015. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s40596-014-0205-9> Acesso em: 12 mar. 2019.
SILVA, Érika Correia; TUCCI, Adriana Marcassa. Padrão de consumo de álcool em estudantes universitários (calouros) e diferença entre os gêneros. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 313-323, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v24n1/v24n1a16.pdf> Acesso em: 20 mar. 2019.
SEQUEIRA, Carlos et al. Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratório. Journal of Nursing and Health, n. 3, p. 170-181, 2013. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17856/1/2013_Vulnerabilidade%20mental%20em%20estudantes%20de%20enfermagem%20no%20ensino%20superior%20estudo%20explorat%C3%B3rio.pdf> Acesso em: 20 mar. 2019.
SUERKEN, Cynthia K. et al. Prevalence of marijuana use at college entry and risk factors for initiation during freshman year. Addictive behaviors, v. 39, n. 1, p. 302-307, 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4098711/> Acesso em: 20 mar. 2019.
WINZER, Regina et al. Effects of mental health interventions for students in higher education are sustainable over time: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. PeerJ, v. 6, p. 4598, 2018 Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29629247> Acesso em: 20 mar. 2019.
WILENS, Timothy E. et al. Misuse and diversion of stimulants prescribed for ADHD: a systematic review of the literature. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 47, n. 1, p. 21-31, 2008. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890856709620815> Acesso em: 20 mar. 2019.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Reducing Risks Promoting Healthy Life. The world health report 2002. Genebra, 2002. Disponível em: <https://www.who.int/whr/2002/en/> Acesso em: 20 mar. 2019.
ZISOOK, Sidney et al. Effect of age at onset on the course of major depressive disorder. American Journal of Psychiatry, v. 164, n. 10, p. 1539-1546, 2007. Disponível em: <https://ajp.psychiatryonline.org/doi/full/10.1176/appi.ajp.2007.06101757> Acesso em: 20 mar. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).