O PAPEL DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA COMPETITIVIDADE DAS NAÇÕES

  • Rafael Ricardo Jacomossi USP - Universidade de São Paulo - Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA - SP
  • Alcides Barrichello Universidade Presbiteriana Mackenzie / Professor
  • Rogério Scabim Morano Universidade Federal de São Paulo
  • Paulo Roberto Feldmann USP - Universidade de São Paulo - Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA - SP
Palavras-chave: Competitividade das Nações. Práticas de Gestão. Modelagem de Equações Estruturais.

Resumo

Dos fatores apontados pela literatura para explicar a competitividade destacam-se mão de obra barata, matéria prima abundante e capital para investimento e inovação. Além disso, alguns autores apontam a existência de um quinto fator: práticas de gestão das organizações. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi, por meio de modelagem de equações estruturais e do ranking de competitividade do World Economic Forum (WEF) de 2016, investigar se a existência de práticas de gestão é fator determinante para se alcançar a competitividade do país. As análises realizadas permitiram constatar que a variável Práticas de Gestão se apresenta como um antecedente da competitividade.

Biografia do Autor

Rafael Ricardo Jacomossi, USP - Universidade de São Paulo - Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA - SP

Pós-Doutor pela FEA / USP em Economia das Organizações; Doutor em Administração (FEI-ESAN); Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB); Graduado em Ciências Econômicas (FURB) e em Administração de Empresas (Centro Universitário Leonardo da Vinci - Blumenau). Estuda temas que relacionam as dinâmicas organizacionais como por exemplo, a aprendizagem e a qualidade da gestão com a produção de inovações tradicionais e ambientais com suas repercussões sobre o nível de produtividade das firmas e seus efeitos sobre a capacidade de competir das mesmas. Atua também em estudos a nível macroeconômico que investigam as condições que favorecem a maior inserção competitiva dos países no cenário de competição global, perpassando temas como inovação ambiental, educação e atração de investimento direto estrangeiro. Professor do Departamento de Administração no Centro Universitário FEI e da Faculdade Termomecânica, com experiência nas disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Gestão da Inovação Ambiental, Criatividade e Teorias Organizacionais. Atuou também como executivo por 20 anos em indústrias de médio e grande porte nos ramos de bebidas e embalagens, tendo ocupado cargos gerenciais e de direção.

Alcides Barrichello, Universidade Presbiteriana Mackenzie / Professor

Doutorado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI, área de concentração Gestão da Inovação, linha de pesquisa Estratégias de Mercado e Competitividade. Mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica / Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP. Executive MBA pela Business School São Paulo of International Management com módulo internacional na Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá. Graduação em Farmácia e Farmácia e Bioquímica (Modalidade Alimentos) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP. Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo ministrado disciplinas de Gerência e Administração Estratégica de Vendas, Gestão de Marketing, Posicionamento Estratégico de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Competitividade e Desempenho Empresarial, Inteligência competitiva, informações internas e suporte de marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Apreçamento para Vendas, Finanças e Contabilidade Gerencial, Finanças Corporativas, Tópicos de Finanças, e Contabilidade Empresarial, Gerencial e de Custos para os cursos de pós-graduação lato sensu Gestão Estratégica de Vendas, Gestão de Negócios em Serviços, Marketing Estratégico, Gestão de Pessoas (in company - Itaú-Unibanco), Administração de Marketing, Gestão Estratégica de Vendas, Gestão Estratégica de Negócios, Marketing e Relações Comerciais, Finanças de Empresas. Professor do programa FGV in company da Fundação Getúlio Vargas, tendo ministrado disciplina de Marketing e Vendas para o Executive MBA in company, e professor dos Programas de Educação Continuada. Especialista no uso dos softwares de dados quantitativos SPSS, AMOS, LISREL e SmartPLS. Sócio-proprietário da Katz & Barrichello Assessoria e Treinamento. Experiência profissional em cargos de Gerência e Diretoria de Negócios, Marketing e Vendas em empresas como Millipore, Becton Dickinson e Nipro, atuantes no segmento saúde.

Rogério Scabim Morano, Universidade Federal de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Engenharia Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, Câmpus Diadema, Área de Administração e Economia Industrial. Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em Administração pelo Centro Universitário FEI. Possui MBA em Gestão de TI pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Consultor de Empresas e possui experiência em Implantação de Sistemas ERP, Gestão de Projetos, Gestão de Produção, Manutenção Industrial e Logística. Orientação acadêmica voltada à Administração, Economia e Métodos Quantitativos.

Paulo Roberto Feldmann, USP - Universidade de São Paulo - Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA - SP

Graduação em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1972), Mestrado(1979) e Doutorado (1987) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP. Atualmente é Professor Livre Docente do Departamento de Administração da FEA USP e coordenador de projetos da FIA - Fundação Instituto de Administração onde também faz parte do Conselho Curador. Professor visitante de quatro universidades húngaras: Széchenyi University, Corvinus, Miskolc e University of Pécs. Faz parte da Academia de Ciências da Hungria como Membro Pesquisador Internacional. Representa a USP em consórcio com a Universidade Fudan da China. Assessor Científico da FAPESP. Responsável por dois grupos de pesquisa ambos reconhecidos pelo CNPq. Orientou 6 alunos que concluíram seus mestrados e 5 que concluíram doutorados além de ter sido supervisor de 2 pós docs. Foi diretor da Microsoft tendo sido também diretor dos grupos Sharp, Philips, Banco Safra, Banespa e Nossa Caixa. Foi presidente da Eletropaulo e da Iron Mountain e sócio da Consultoria Internacional Ernst, Young onde era responsável por trazer para o Brasil os investimentos estrangeiros (IEDs) feitos pelos clientes da mesma. Foi Presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomércio (2011-2014). Temas que tem pesquisado e/ou publicado: Gestão de Empresas na America Latina, Relação entre Gestão e Inovação, Tecnologia e Produtividade de Empresas, Pequenas Empresas. Nos últimos 5 anos teve 9 artigos publicados em revistas indexadas e nos últimos 4 anos apresentou 3 trabalhos em Congressos Internacionais: Rússia, India e Turquia. Publicou 3 livros sendo que um deles foi vertido para o Inglês e lançado nos Estados Unidos pela Editora Springer sob o título: Management in Latin America; em Abril de 2014. É membro do Conselho de Administração da ADE SAMPA, empresa criada pela Prefeitura de São Paulo para estimular o desenvolvimento de startups na Cidade de São Paulo.

 

 

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Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos