VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

  • Ulisses Franklin C. Cunha Fiesc/Uniesp - até 2015. CEULP/ULBRA - 2016.
  • Domingas Alves de Sousa FIESC
  • Douglas Fernandes Coelho FIESC
  • Flávia Monielly dos Santos Lacerda
  • Maria Helena Ribeiro da Silva FIESC
  • Thamyres Rodrigues de Oliveira FIESC
  • Edilson Barros de Macedo FIESC

Resumo

O presente artigo, intitulado violência doméstica e suas representações sociais tem o objetivo de expor as representações sociais acerca da violência doméstica inferida através de uma pesquisa exploratória e subjetiva realizada de forma aleatória com 30 pessoas na cidade de Colinas do Tocantins, interior do estado do Tocantins, onde se objetivou conhecer o pensamento do universo entrevistado acerca do fenômeno da violência doméstica, conhecendo-se assim as representações sociais que este universo entrevistado possui. Os resultados serão contextualizados levando-se em consideração as particularidades do universo pesquisado, tais como: faixa etária, sexo, estado civil, religião e nível de escolaridade.

Referências

ALEXANDRE, Marcos. Representação social: Uma genealogia do conceito. Rio de Janeiro. 2004.

ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. SANTOS, Maria de Fátima de Souza. A Teoria das Representações Sociais. Psicologia Social Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CASSOL, Senador Sadi. Lei Maria da Penha – Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006. Senado Federal. Brasília, 2009.

SANTANA, Michelle Miranda et al. A Violência Doméstica Sob o Olhar de Mulheres de Comunidades Populares Urbanas. Artigo da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em:http://www.proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva. Acesso em 19 de maio de 2014.

SAFFIOTI, H. I. B. Já se mete a colher em briga de marido e mulher. São Paulo em perspectiva. (online). 1999. vol. 13, n° 4, p. 82-91.

SÊGA, Rafael Augustus. O conceito de Representação Social nas Obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Porto Alegre. 2000.

Publicado
2016-09-29