EaD NO TOCANTINS: O EGRESSO COMO AGENTE DE T NSFORMAÇÃO SOCIAL

  • Ma. Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins
  • Ma. Holda Coutinho Barbosa Unitins
  • Ma. Maria de Fátima Viana Brasileiro Unitins

Resumo

O presente texto tem como tema central a discussão e os resultados de uma pesquisa com
os egressos do curso Normal Superior Telepresencial, modalidade de ensino a distância. O objeto
de estudo foi a primeira turma de egressos do curso Normal Superior Telepresencial, no estado
do Tocantins. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada por acadêmicos do curso de
Pedagogia e Serviço Social. Procurou-se dissertar sobre os espaços de atuação, desafi os e conquistas
do profi ssional após a conclusão do curso e os impactos sociais no profi ssional e na comunidade onde
ele reside. Como resultado desse estudo, constatamos que o Curso Normal Superior na Modalidade
Telepresencial representou um marco na história educacional, social e cultural do estado do Tocantins,
sendo um “divisor de águas” na vida desses egressos e, consequentemente, na vida das pessoas
dos municípios onde eles residem, possibilitando mudanças benéfi cas na vida pessoal e profi ssional
dessas pessoas, bem como oportunidade de exercer a cidadania de forma consciente, em busca de
uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária.

Biografia do Autor

Ma. Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1979). Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.
Publicado
2014-08-08
Seção
Artigos