EaD NO TOCANTINS: O EGRESSO COMO AGENTE DE T NSFORMAÇÃO SOCIAL
Resumo
O presente texto tem como tema central a discussão e os resultados de uma pesquisa comos egressos do curso Normal Superior Telepresencial, modalidade de ensino a distância. O objeto
de estudo foi a primeira turma de egressos do curso Normal Superior Telepresencial, no estado
do Tocantins. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada por acadêmicos do curso de
Pedagogia e Serviço Social. Procurou-se dissertar sobre os espaços de atuação, desafi os e conquistas
do profi ssional após a conclusão do curso e os impactos sociais no profi ssional e na comunidade onde
ele reside. Como resultado desse estudo, constatamos que o Curso Normal Superior na Modalidade
Telepresencial representou um marco na história educacional, social e cultural do estado do Tocantins,
sendo um “divisor de águas” na vida desses egressos e, consequentemente, na vida das pessoas
dos municípios onde eles residem, possibilitando mudanças benéfi cas na vida pessoal e profi ssional
dessas pessoas, bem como oportunidade de exercer a cidadania de forma consciente, em busca de
uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).