VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA NO TRABALHO COM O GÊNERO LENDA NA ESCOLA DO CAMPO
Resumo
Este estudo objetiva apresentar vivências de uma professora, em oficinas de “lendas”, no 7º ano, de uma escola do campo, contribuindo com reflexões sobre o planejamento e a execução das aulas. O trabalho pauta-se na concepção interacionista de linguagem, com foco nos gêneros discursivos. O planejamento das oficinas se fundamentou no método sociológico de análise da língua, tratando das dimensões social e verbal do gênero. Os resultados apontam que a metodologia de trabalho possibilitou à professora refletir e organizar a sua prática à luz de teorias consistentes sobre gêneros discursivos, reforçando a importância do planejamento escolar. Aos alunos, possibilitou, de forma geral, (1) conhecer as condições de produção do texto, (2) reconhecê-lo dentre gêneros da esfera literária; (3) compreender sua forma composicional e (4) analisar seus recursos linguísticos. Dessa forma, as vivências retratadas reforçam a importância de o professor conceber a reflexão como meio para revisão de suas práticas, ressignificando-as.
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