VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA NO TRABALHO COM O GÊNERO LENDA NA ESCOLA DO CAMPO

  • Egly Sterfane da Silva Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Vivências. Professora. Lenda. Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar vivências de uma professora, em oficinas de “lendas”, no 7º ano, de uma escola do campo, contribuindo com reflexões sobre o planejamento e a execução das aulas. O trabalho pauta-se na concepção interacionista de linguagem, com foco nos gêneros discursivos. O planejamento das oficinas se fundamentou no método sociológico de análise da língua, tratando das dimensões social e verbal do gênero. Os resultados apontam que a metodologia de trabalho possibilitou à professora refletir e organizar a sua prática à luz de teorias consistentes sobre gêneros discursivos, reforçando a importância do planejamento escolar. Aos alunos, possibilitou, de forma geral, (1) conhecer as condições de produção do texto, (2) reconhecê-lo dentre gêneros da esfera literária; (3) compreender sua forma composicional e (4) analisar seus recursos linguísticos. Dessa forma, as vivências retratadas reforçam a importância de o professor conceber a reflexão como meio para revisão de suas práticas, ressignificando-as.   

Biografia do Autor

Egly Sterfane da Silva Borges, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp/Bolsista CNPq). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Mestrado) e da graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1953].

______; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. (Versão dezembro 2017) Brasília: MEC, 2017.

BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA-HÜBES, T. C. C.; SIMIONI, C. A. Sequência didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, E. M. D.; RIOS-REGISTRO, E. S. Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. São Paulo: Pontes, 2014, p. 15-39.

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Pedagogia da Alternância. Disponível em: http://efaportonacional.com.br/proposta-pedagogica/pedagogia-da-alternancia/. Acesso em: 20 jan. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HILA, C. V. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática da língua aos objetos de ensino. São Carlos (SP): Claraluz: 2009, p.151-194.

PASSOS, M. G. S. Pedagogia da Alternância: caminho possível para a formação e valorização dos sujeitos sociais do campo nos cursos do IFAM/Campus Manaus Zona Leste. Dissertação (mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, 2011.

PPP - Projeto Político Pedagógico – Escola Família Agrícola, s/a (documento de circulação no contexto escolar).

RITTER, L. C. B. Prática de leitura e de análise linguística: modos de ensinar e de aprender. In: PERFEITO, A.M.; KRAEMER, M.A. D. (orgs.). Gêneros discursivos: possibilidades e reflexões de abordagens pedagógicas em práticas linguareiras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, p. 57-92.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184-293.

SILVA, A. M. O gênero lenda: registros da cultura e memória da região onde vive. In: OHUSCHI, M. C. G. Projetos de leitura e escrita: possibilidades de trabalho com a língua portuguesa no ensino fundamental. São Paulo: Pontes, 2018, p. 97-108.

Publicado
2019-08-08