HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: A LITERATURA INFANTIL ACESSÍVEL E O ENCANTAMENTO DOS MULTIFORMATOS
Abstract
A literatura infantil é uma fonte de encantamento para crianças bem pequenas. Com base nas vivências em uma escola de Educação Infantil do município de Porto Alegre, desenvolveu-se um trabalho com um grupo de Maternal 2, composto por crianças provenientes de diferentes contextos culturais, línguas e possibilidades de acesso às histórias. A turma, integrada por infantes de três países distintos, teve contato com narrativas em multiformatos. Alguns autores, como Freitas e Werner (2022) e Caldin, Polatto e Corniglia (2024), são referências para pensar e sustentar a utilização de livros em multiformatos no campo das Tecnologias Assistivas. A partir dos livros desenvolvidos pelo grupo Multi/UFRGS, evidenciou-se a viabilidade de práticas de leitura acessíveis para crianças pequenas. Durante o projeto, observou-se o intenso envolvimento das crianças nos momentos literários, o que inspirou a criação de histórias em Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), destacando o protagonismo infantil nas produções. A ampliação do repertório visual e do vocabulário, assim como a interação das crianças com a literatura infantil configuraram-se como marcos significativos para o seu desenvolvimento integral.
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