O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Resumo
Este estudo estabelece algumas reflexões referentes à atuação do professor de língua portuguesa no Brasil, ao processo de formação pedagógica e letramento docente no ensino de Língua Materna à luz das políticas linguísticas, educacionais e das perspectivas educacionais no contexto da profissionalização pedagógica, que objetiva discutir o conceito de letramento e suas contribuições ao contexto escolar; destacar a função das políticas linguísticas na formação inicial e continuada do professor e refletir, no exercício da docência, a constituição da identidade do professor como agente de letramento múltiplo, aproximando-se das contribuições teóricas referentes à formação do professor de língua portuguesa no Brasil.
Referências
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas de educação linguística no Brasil. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras, 2005. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 30 mar. 2017.
BARROS, Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto. A língua portuguesa na escola: percurso e perspectiva. In: Interdisciplinar, v. 6, n. 6, jul./dez., 2008. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/viewFile/1127/965. Acesso em: 18 ago. 2018.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BRASIL. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Brasília, DF: Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2009. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2017.
BRASIL. Parecer CNE/CES 0079/2002. Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional? Brasília. Publicado: terça, 29 novembro -0001, 20:53, última atualização: segunda, 22 jun., 2015, 11:11. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional>. Acesso em: 01 mar. 2017.
JUSTINA, Eliege Wernke Niehues Dela. Nível de letramento do professor: implicações para o trabalho com o gênero textual em sala de aula. In: Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, v. 4, n. 2, p. 349-370, jan./jun. 2004. Disponível em: www.portaldeperiodicos.unisul.br. Acesso em: 20 jan. 2017.
KLEIMAN, Angela Bastos. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, Roxane. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, Angela Bastos. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. In: Filologia Linguística Portuguesa, n. 8, p. 409-424, 2006. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 20 jan. 2017.
KLEIMAN, Angela Bastos; SANTOS, Cosme Batista dos. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa. (Orgs.). Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
NÓVOA. Antônio. Professores: imagens do futuro. Lisboa: Educa, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: RG, 2009.
PEREIRA, Helena Bonito; PELACHIN, Marcia Maisa. Na trama do texto: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2004.
PFROMM NETO et al. O livro na educação. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1974.
ROJO, Roxane. O letramento na ontogênese: uma perspectiva socioconstrutivista. In: ROJO, Roxane. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane. (Orgs.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
SCHIFFMAN, Harold. Linguistic culture and Language Policy. London: Routledge, 1996.
SILVA, Elias Ribeiro da. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. In: Trabalho Linguístico Aplicado, 2013.
SILVA, Wagner Rodrigues; PINHO, Maria José de. Construção de práticas de ensino e pesquisa interdisciplinares na pós-graduação em Letras. In: RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, Karylleila dos Santos; PINHO, Maria José de. (Orgs.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
SILVA, Wagner Rodrigues. Reflexão pela escrita no estágio supervisionado da licenciatura: pesquisa em linguística aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
SOUSA, Ivan Vale de. Multiletramentos e práticas pedagógicas. In: ARTFACTUM: Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia. Ano VII, nº 02, 2015. Disponível em: <http://artefactum.rafrom.com.br/index.php>. Acesso em: 20 dez. 2016.
SOUSA, Ivan Vale de. Linguística de sinais e educação. In: SILVA, Solonildo Almeida et al. (Orgs.). Educação e ensino.1ª ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2017.
SOUSA, Ivan Vale de. Ensino de Língua Materna e avaliação formativa. In: Hon no Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses. Volume 3, número 4, 2018a. Disponível em: http://www.periodicos.ufam.edu.br/HonNoMushi/article/view/4429. Acesso em: 20 nov. 2018.
SOUSA, Ivan Vale de. Língua Portuguesa em cena: ensino, sujeito e contexto. 1ª ed. Jundiaí – SP: Paco, 2018b.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).