JUVENTUDE E POESIA: UM ENCONTRO DE (IN)VISIBILIDADES
Resumo
: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da poesia no ambiente escolar como prática de linguagem que articula leitura, autoria e escuta das juventudes. A partir da compreensão da linguagem como espaço de mediação simbólica, social e histórica, discute-se como o ensino do texto poético pode contribuir para a formação de sujeitos capazes de elaborar sentidos e se posicionar criticamente no mundo. Buscando referência em autores como Geraldi (1984), Gadamer (2002) e Cosson (2021), bem como nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), defende-se que a literatura, especialmente a poesia, deve ser abordada como experiência estética e formativa, e não apenas de forma conteudista. A reflexão ressalta a importância de reconhecer as juventudes em sua pluralidade, assegurando-lhes o direito à palavra, à criação e à representação. Nesse horizonte, a contribuição original do estudo está em evidenciar a poesia como espaço de escuta e autoria juvenil, capaz de romper com práticas escolares que historicamente invisibilizam esses sujeitos. A análise propõe, assim, uma escola que valorize a multiplicidade de vozes por meio de práticas de leitura e escrita poética integradas às demandas contemporâneas.
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