EXPERIÊNCIA LITERÁRIA, GAMIFICAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO

Palavras-chave: Língua espanhola. Literatura. Gamificação. Ensino-aprendizagem. Inovação pedagógica.

Resumo

Este relato aborda uma experiência pedagógica voltada à promoção da leitura literária em aulas de espanhol como língua estrangeira com alunos do 6º ano. Partindo do pressuposto da função humanizadora da literatura, conforme destacado por Antonio Candido, o objetivo foi aproximar os alunos da literatura latino-americana, desenvolver habilidades de leitura e interpretação, estimular o trabalho colaborativo e promover a empatia por meio de estratégias gamificadas. A proposta reforça a ideia de que a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para contextualizar a leitura literária, torná-la mais acessível e motivadora, e criar experiências significativas que conectem os alunos à literatura e ao desenvolvimento de habilidades do século XXI. Ao integrar elementos lúdicos, cooperação, competição saudável e reflexão, a prática contribuiu para o fortalecimento da relação dos alunos com a literatura e para a valorização de sua função humanizadora e formadora de empatia.

Referências

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Publicado
2025-11-05