O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNITINS: O PERFIL DOS PROFESSORES TOCANTINENSES NO SÉCULO XXI

  • Eldilene Alves Marinho Pibic-Unitins
  • Rodrigo Barbosa e Silva Unitins

Resumo

O Curso de Pedagogia destina-se, na sua atual formulação legal, à formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Complementarmente, também ao desenvolvimento de competências para o ensino nos cursos de nível médio, na modalidade normal; ao ensino na educação profissional na área de serviços e apoio escolar; às atividades de organização e gestão educacionais; e às atividades de produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional. As mudanças curriculares para o Curso de Pedagogia fizeram parte de uma ampla, longa e discutida reforma na organização dos cursos de graduação e na formação dos profissionais da educação no Brasil. A metodologia, então, projetada para esta iniciação científica foi a análise documental. Uma pesquisa teórica de caráter qualitativo que procurou conhecer, descrever e interpretar os componentes educacionais presentes no processo de formação de novos professores efetivado pela UNITINS, expressando o sentido da sua presença no mundo socioeducacional do Tocantins.

Biografia do Autor

Eldilene Alves Marinho, Pibic-Unitins
Acadêmica do curso de Pedagogia Unitins/UAb, polo de Araguatins/TO, bolsista PIBIC Unitins/CNPq
Rodrigo Barbosa e Silva, Unitins
Professor, pesquisador, orientador de bolsista PIBIC do curso de Pedagogia Unitins/UAb.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

______. Universidade Federal do Tocantins. Avaliação da Efetividade do Programa Desenvolvimento Sustentável de Território Rural do Bico do Papagaio-TO. Palmas: UFT, 2011. Disponível em http://sit.mda.gov.br/download/ra/ra022.pdf. Acesso em 10 fev. 2015.

CATANI, Alfredo et al. Políticas públicas da educação superior. In MOROSINI Educação superior em periódicos nacionais. Brasilia: MEC, Inep, Comped, 2001. p.71-102.

CRUZ Giseli Barreto da. 70 anos do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1187-1205, set./dez. 2009.

FRANCO, Maria Amélia; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a reformulação de diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, [online] v.37, n.130, p.63-97, jan/abr. 2007.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MACHADO, Érico Ribas. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educar, Curitiba, n. 35, p. 223-236, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANNI, Dermival. O espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Paidéia, 2004, 14 (28), 113-124.

SILVA, Carmen Silvia Bissolli da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados. 1999.

TELLES, Maria Luiza. Educação sem fronteiras: cuidando do ser. Petrópolis: Vozes, 2003.

VIEIRA, Suzane da Rocha. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? Florianópolis: UFSC, 2007. Dissertação de Mestrado em Educação.

Publicado
2016-06-21