O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNITINS: O PERFIL DOS PROFESSORES TOCANTINENSES NO SÉCULO XXI
Resumo
O Curso de Pedagogia destina-se, na sua atual formulação legal, à formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Complementarmente, também ao desenvolvimento de competências para o ensino nos cursos de nível médio, na modalidade normal; ao ensino na educação profissional na área de serviços e apoio escolar; às atividades de organização e gestão educacionais; e às atividades de produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional. As mudanças curriculares para o Curso de Pedagogia fizeram parte de uma ampla, longa e discutida reforma na organização dos cursos de graduação e na formação dos profissionais da educação no Brasil. A metodologia, então, projetada para esta iniciação científica foi a análise documental. Uma pesquisa teórica de caráter qualitativo que procurou conhecer, descrever e interpretar os componentes educacionais presentes no processo de formação de novos professores efetivado pela UNITINS, expressando o sentido da sua presença no mundo socioeducacional do Tocantins.Referências
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
______. Universidade Federal do Tocantins. Avaliação da Efetividade do Programa Desenvolvimento Sustentável de Território Rural do Bico do Papagaio-TO. Palmas: UFT, 2011. Disponível em http://sit.mda.gov.br/download/ra/ra022.pdf. Acesso em 10 fev. 2015.
CATANI, Alfredo et al. Políticas públicas da educação superior. In MOROSINI Educação superior em periódicos nacionais. Brasilia: MEC, Inep, Comped, 2001. p.71-102.
CRUZ Giseli Barreto da. 70 anos do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1187-1205, set./dez. 2009.
FRANCO, Maria Amélia; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a reformulação de diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, [online] v.37, n.130, p.63-97, jan/abr. 2007.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MACHADO, Érico Ribas. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educar, Curitiba, n. 35, p. 223-236, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANNI, Dermival. O espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Paidéia, 2004, 14 (28), 113-124.
SILVA, Carmen Silvia Bissolli da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados. 1999.
TELLES, Maria Luiza. Educação sem fronteiras: cuidando do ser. Petrópolis: Vozes, 2003.
VIEIRA, Suzane da Rocha. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? Florianópolis: UFSC, 2007. Dissertação de Mestrado em Educação.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).