A CRÍTICA LITERÁRIA COMPARADA E OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS: UM ESTUDO SOBRE OS CORPOS DA DIFERENÇA CULTURAL
Resumo
Este trabalho pretende analisar as contribuições das reflexões pós-coloniais para os estudos críticos literários comparados, apontando, principalmente, o espaço que os corpos da diferença cultural ocupam no discurso literário. As bases epistemológicas do trabalho são os estudos de Bhabha (1998) e Mignolo (2003), teóricos estes que pretendem uma revisão dos signos culturais e das narrativas de identidade mediante o (re)conhecimento da diferença cultural e das experiências de deslocamento. A modernidade, para os autores, instaurou a subalternização de povos e culturas: um problema social que reflete o paradoxo dos ideais de progresso, a segregação e o mal-estar gerados pelas dicotomias e binarismos. Ao tomar consciência de que essa problemática encontra ressonância também na literatura, busca-se apontar, por meio deste trabalho, perspectivas outras para estudos literários.
Palavras-chave: Pós-colonialidade; crítica literária; diferença cultural.
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