CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Luiza Vargens Ramos Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio Neto Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Objetivo: Descrever as evidências cientificas sobre a utilização da caderneta de saúde da pessoa idosa (CSPI) na atenção primária para otimizar o cuidado a pessoa idosa. Materiais e Métodos: revisão integrativa utilizando as bases de dados Medline, Scielo, Lilacs e Portal periódicos CAPES através dos descritores: caderneta de saúde da pessoa idosa; atenção primária à saúde e idosos, e seus respectivos descritores em língua inglesa, publicados até maio de 2017. Resultados: A amostra dessa revisão constitui-se em 6 estudos. A CSPI foi relatada como adjuvante instrumento no cuidado pelas equipes de saúde da atenção básica, idosos e cuidadores. No entanto, das dificuldades apresentadas a compreensão dos conteúdos e preenchimento da CSPI foram relatadas pelos participantes dos estudos analisados. A escassez de trabalhos que avaliem a CSPI na atenção primária como tema principal foi um importante achado desse estudo. Conclusão: Deste modo nota-se a necessidade de uma ampliação da discussão sobre a CSPI na atenção primária, a considerar os seus possíveis benefícios para a população idosa e para a saúde pública em geral em diferentes regiões brasileiras. A educação permanente em saúde pode ser um caminho para transformar o desenvolvimento da CSPI na atenção primária.  

Palavras-chave: Caderneta de saúde da pessoa idosa; Atenção primária à saúde; Idosos.

Biografia do Autor

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Serviço Social da UFPA. Membro do Projeto de Pesquisa "A Influência do Exercício de Força Excêntrico e de parâmetros genéticos sobre aspectos clínicos, respostas hemodinâmicas e de qualidade de vida em idosos remanescentes quilombolas, vinculado a UnB - Ceilândia. Coordena a Pós- Graduação em Gerontologia e é autora desse Programa que capacita profissionais para atuarem com a população que mais cresce mundialmente: os velhos. Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano da UFT-Progero, vinculado ao Programa Universidade da Maturidade. Projeto de Pesquisa ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA, SAÚDE, NUTRIÇÃO E ACESSIBILIDADE DE IDOSOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE (Plataforma Brasil). Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais.

Luiz Sinésio Neto, Universidade Federal do Tocantins

Possui Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, graduação em Educação Física. É professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa Universidade da Maturidade-UMA; na Universidade Federal do Tocantins. È professor efetivo do Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde, colaborador do Mestrado em Educação e da Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins. Membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer-Seccional Tocantins. Autor de artigos científicos e livros na área da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avaliação funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos