AUTISMO E DESENVOLVIMENTO: A CONTRIBUIÇÃO MATERNA NA EDUCAÇÃO DO FILHO

  • Hillary Torres Ribeiro Universidade Estadual do Tocantins
  • Débora Maria dos Santos Castro Silva Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) https://orcid.org/0000-0001-8657-8492
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. O papel da mãe.

Resumo

Este estudo investiga o papel da mãe no desenvolvimento de seu filho autista, com foco nas estratégias de ensino e nos recursos utilizados no município de Palmas. O objetivo principal é analisar como as práticas maternas contribuem para a educação da criança com TEA, fornecendo informações que podem ser aplicadas também no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com a mãe, questionário o pai e notas de campo. Os resultados destacam a importância da mãe no processo educacional e sugerem que a colaboração entre escola, família e rede de apoio é essencial para o desenvolvimento das crianças autistas. As conclusões apontam para a necessidade de estratégias educacionais personalizadas, que considerem as especificidades de cada criança e promovam seu potencial máximo por meio de um ambiente inclusivo e colaborativo.

Referências

ANJOS, B. B, MORAIS, N. A. As experiências de famílias com filhos autistas: uma revisão integrativa da literatura. Ciências Psicológicas, 15(1), e-2347, 2021.

BAÚ, Marlene Alamini. Formação de Professores e a Educação Inclusiva. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira, v. 2, n. 10, 2014.

BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(1), p. 47-53, 2006.

BRANDÃO, Jefferson Dagmar Pessoa. O papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de função. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Campina Grande: UEPB (2013).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016.

BRITES E BRITES. Quais são as principais comorbidades do autismo?. NeuroSaber, 2021. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/quais-sao-as-principais-comorbidades-do-autismo/#:~:text=As%20principais%20condi%C3%A7%C3%B5es%20que%20podem,e%20outros%20transtornos%20do%20neurodesenvolvimento. Acesso em: 13 jan. 2024.

CARDOSO, Diana Maria Pereira; PITANGA, Bruno Penas Seara. O Transtorno do Espectro Autista e as funções executivas: contribuições da neuropsicologia na compreensão do transtorno. Estudos IAT, v. 5, n. 1, p. 126-157, 2020.

CARDOSO, Thais. Aluno Autista: Carta Inclusiva de Apresentação à Escola. 2022. Disponível em: https://mamaetagarela.com/aluno-autista-carta-apresentacao/. Acesso em: 12 jan. 2024.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid, SILVA, Laila Cristina da, RIBEIRO, Maria Cristina Cardoso. Todo mundo quer ter um filho perfeito: vivências de mães de crianças com autismo. Psico-USF, v. 23, p. 47-58, 2018.

DE OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO, 2011.

EMERSON, Robert, FRETZ, Rachel I., SHAW, Linda L. Notas de campo na pesquisa etnográfica. Revista Tendências: Caderno de Ciências Sociais, 2014.

FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; BRITO, Maria Cláudia; JANES, Robinson. Educação Inclusiva Em Questão: Aspectos Teóricos E Abordagem Multidisciplinar. In: FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; BRITO, Maria Claudia; JANES, Robinson (org.). A construção da educação inclusiva: enfoque multidisciplinar. Marília: Cultura Acadêmica, 2012. p. 15-30. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-v3_colecao_fonscecajanes _brito_janes_2012-pcg.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MONTEIRO, Mariângela da Silva. Ressignificando a educação: a educação inclusiva para seres humanos especiais. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br. Acesso em: 15 jan. 2024.

MOTA, Carol. Autismo na Educação Infantil: um olhar para interação social e Inclusão Escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

PEREIRA, Cleuzira Custodio; DA VITÓRIA, Geandra Santos; DOS SANTOS, Neice Ferreira; MACHADO, Silvana C. da Silva. Alfabetização: Métodos e algumas reflexões. 2013. Disponível em: http://www.unicaldas.edu.br/uploads/files/METODO_ALFABETIZACAO.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

SILVA, D. M. da. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade na FEA-RP/USP. 2006. 172f. Dissertação (Mestrado de Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Ribeirão Preto FEARP/USP, São Paulo, 2006.

SILVA, Maria Cristina da et al. A relação família e escola no processo de escolarização do aluno autista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Rosa Maria Marques Católico. O papel da Família no desenvolvimento da autonomia do portador de Síndrome de Asperger. 2015. 106f. Dissertação (Mestrado) - Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial. Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2015. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/10598/1/Tese%20completa.pdf. Acesso em 22 já, 2024.

TORRES, R.M. Educação para Todos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Tradução de Daisy Moraes.

WELTER, I., CETOLIN, S. F., TRZCINSKI, C. & CETOLIN, S. K. Gênero, maternidade e deficiência: representação da diversidade. Revista Textos e Contextos, 7(1), 98-119, 2008.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZANATTA, E. A., GUIMARÃES, A. N., FERRAZ, L.; MOTTA, M. G. C. Cotidiano de famílias que convivem com o autismo infantil. Revista Baiana de Enfermagem, 28(3), 271-282, 2014
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos