Chamada para dossiê GESTÃO & LIDERANÇA EM CONTEXTO EDUCACIONAL: Compromisso com desenvolvimento profissional e transformação da realidade
A proposta deste dossiê à Revista Humanidade & Inovação é explorar a conceituação de liderança na área de educação, procurando demarcar as especificidades dessa prática social e, portanto, da natureza do papel exercido por profissionais que ocupam o lugar de gestores, podendo ser designados como líderes de equipes em instituições educacionais.
Na literatura anglo-saxônica sobre educação, é corrente uma distinção relativa aos termos management e leadership. Ao primeiro, reserva-se a ideia de gestão no plano técnico-administrativo, enquanto o segundo é empregado para referir-se a processos no âmbito pedagógico e das relações humanas no contexto de trabalho. Por sua vez, no Brasil, é corrente o uso da palavra gestão para aludir às esferas da administração e/ou da ação pedagógica nas instituições educacionais, indistintamente. Assim, até mesmo os textos legais empregam expressões como: gestão escolar; equipe gestora ou similares.
Neste dossiê privilegiamos a terminologia “liderança”, a partir do próprio título, porque desejamos dar relevo às temáticas que dizem respeito ao papel desenvolvido por aqueles/as profissionais que, por estatuto legal, estão responsáveis pela direção ou coordenação pedagógica no interior das unidades, tendo entre suas atribuições principais o desenvolvimento profissional dos membros da equipe, compreendido em sua estreita relação com o desenvolvimento institucional.
Nossa expectativa com este volume, pretende-se reunir pesquisas que tenham como foco a atuação das lideranças formais/estatutárias (dos/as gestores/as) no que concerne aos processos de formação contínua em serviço de docentes e não docentes da equipe e às iniciativas de transformação de práticas do cotidiano, em particular, de unidades de educação básica. Também nos interessam, os estudos que tratem das realizações da direção e/ou da coordenação pedagógica no âmbito das unidades educacionais na interlocução com as instâncias mais ampliadas dos sistemas públicos de educação (órgãos mais centrais de orientação e controle).
Organização
José Carlos de Melo – UFMA
Mônica Appezzato Pinazza– USP
Submissão até:10 de agosto de 2025.
Previsão de Publicação: outubro de 2025
Informações para a submissão:
1) O autor não teve nenhum texto publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.
2) O artigo não tem mais de quatro autores.
3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.
4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no
link:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions
Os textos deverão ser enviados diretamente para o e-mail melo.jose@ufma.br com o texto já com as credenciais dos autores conforme exige a revista e no título do e-mail - Artigo para o Dossiê GESTÃO & LIDERANÇA EM CONTEXTO EDUCACIONAL: Compromisso com desenvolvimento profissional e transformação da realidade