PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

Palavras-chave: Extensão. Demanda social. Formação acadêmica.

Resumo

Este relato de experiência apresenta a realização de duas práticas ocorridas na disciplina Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Com este relato, objetiva-se evidenciar a relevância da extensão na formação acadêmica dos estudantes, bem como sua importância para a sociedade, destacando a atuação da instituição no atendimento às demandas verificadas junto à comunidade. Entre as atividades executadas, destacam-se o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e a 7º Semana de Língua e Literatura no Campus. A realização das atividades compreendeu estudos teóricos, planejamento, produção de material didático e prática docente. Como resultados, os alunos-estagiários puderam vivenciar como ocorre a extensão na prática e como essas ações acrescentam à formação acadêmica, profissional e pessoal. Além disso, puderam empregar o conhecimento acadêmico adquirido no atendimento às demandas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Biazus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Monique Dias Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Docente da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Docente da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
2025-02-06
Como Citar
Biazus, J., Dias Souza, M., Fior Postingher Balzan, C., & Eckert, K. (2025). PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. Revista Extensão, 9(2), 93-100. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9570