RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO COMO FATOR UNIVERSAL DE DESENVOLVIMENTO
Resumo
O espaço democrático existente nas Universidades pode ser o ponto de partida para uma transformação social e ambiental. A comunidade do Setor Santa Luzia, em Dianópolis-TO, poderia se projetar economicamente alcançando qualidade de vida a partir de treinamentos e cursos despertando empreendedorismo? A partir desse questionamento, o projeto objetivou despertar a reflexão aos acadêmicos, através de pesquisa ação e oportunizar transformação social das pessoas da comunidade pesquisada. A Relevância está em mostrar avanços a partir de discussões em projetos de extensão universitários. A Curricularização da Extensão, desenvolvida no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis-TO 2022/2, junto as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Sociologia Geral e Jurídica discutiu questões socioeconômicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O presente projeto mudou a mentalidade do acadêmico do curso de Direito e fez com que a comunidade percebesse a Instituição de Ensino Superior de modo diferente.
Downloads
Referências
Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias ativas para a educação inovadora: uma abordagem teórico-prática Porto Alegre: Penso, 2018. XXII, 238 p.
Barsted, Leila Linhares. A Legislação civil sobre família no Brasil. In: As Mulheres e os Direitos Civis. Coletânea traduzindo a legislação com a perspectiva de gênero. Rio de Janeiro: Cepia, 1999.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 de set. de 2023.
______. Organização Internacional do Trabalho - OIT. Escritório no Brasil. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/. Acesso em: 25 set. 2023.
______. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Traduzido do inglês pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e revisado pela Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDES) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Brasília: MRE, 2016.
Capra, Fridtjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável trad. Marcelo Brandão Cipolla.São Paulo: Cultrix, 2005.
CNM. Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros – Gestão 2017-2020 – Confederação Nacional de Municípios- Brasília, DF: CNM, 2017.
Costa, Ana Alice. Gênero. Poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em:http://www.adolescencia.org.br/empower/website/2008/imagens/textos_pdf/Empoderamento. Acesso em: 09 de set. de 2023.
IPEA. ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, 2018. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/> Acesso em: 09 set. 2023.
Lakatos, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Machado Neto, Luís. Sociologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 420 p.
Martins, da Gilberto de Andrade. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
Moran, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento/ trad. Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasília, 2023. 128p.
ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. Disponível em:
https: ://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/gp; Acesso em 09 de set. de 2023.
ONU. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Brasília: Organização das Nações Unidas Brasil, 2016.
Piovesan, Flávia. Igualdade de gênero na Constituição Federal: os direitos civis e políticos das mulheres no Brasil. Os alicerces da redemocratização. Brasília, DF: Senado Federal: Instituto Legislativo Brasileiro, v. 1, p. 349-377, 2008. Acesso em 09 de set.de 2023.
Sem, Amartya. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Trad. Bernardo Ajzenberg, Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TOMAZI, Nelson Dácio. Iniciação à sociologia. 2.ed. São Paulo: Atual, 2000. 264 p.