RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
O propósito deste trabalho é relatar uma experiência de formação docente inicial em um projeto de extensão intitulado Oficina de Letramento: práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II, realizado como uma ação vinculada ao Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Espanhola da UNITINS/Araguatins. O objetivo é contribuir na formação complementar das alunas-estagiárias do curso através da realização de oficinas de letramento com alunos do 6º ano, tratando sobre letramento, práticas de leitura e escrita, elaborando materiais pedagógicos para a atuação profissional futura. Para o desenvolvimento metodológico pauta-se em uma pesquisa campo, com abordagem qualitativa. Constitui-se por propostas cooperativas, interdisciplinar, possibilitando o diálogo entre os estudos teóricos da universidade e a prática pedagógica da sala de aula, coadunando com a própria metodologia do letramento. A partir do desenvolvimento parcial é possível perceber alguns avanços nos aprendizados docentes e alunas-estagiárias, reconhecendo os atores do processo como agentes de letramento. Ressalta-se, entretanto, a reflexão na tomada de consciência quanto à prática pedagógica e suas adversidades e desafios na rotina escolar, especificamente, aquelas relacionadas às aprendizagens da leitura e escrita dos que não avançam em suas habilidades.
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