PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Durante o período histórico marcado por uma pandemia de Coronavírus, mudanças foram provocadas, chegando à paralisação de instituições educacionais ao longo de todo o território nacional. Essa situação instigou professores, diretores e alunos a introduzirem de forma emergencial a utilização de Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação (TDICs) para o seguimento do ano letivo. O propósito deste trabalho é verificar o entendimento de docentes da rede pública de ensino fundamental de três cidades do estado do Maranhão sobre o uso das TDICs, os aspectos que contribuem ou complexificam seu uso na qualidade de ferramenta pedagógica em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, o artigo foi desenvolvido sob uma abordagem quantitativa, via metodologia exploratória, fundamentada em curtas amostras que permitem compreensões e entendimentos da situação do problema. Os resultados mostram que são diversas as dificuldades e deficiências que devem ser superadas para se alcançarem os resultados almejados.
Downloads
Referências
ANDERSON, J. ICT Transforming Education: a Regional Guide. Bangkok, TA: UNESCO. 2010. Disponível em:
BANCO MUNDIAL. World Development Indicators Database. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência do Trabalho. Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020. ME/MS. Estabelece medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho. Diário Oficial da União, Brasília Junho de 2020. Edição 116. Seção 1. P.14
CANI, J. B. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, p. 402-428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17110. Acesso em: 15 dez 2021.
CARDOSO, M. J. C. et al. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 97-116, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.97. Disponível em:< http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v29p97> Acesso em: Acesso em: 24 set. 2021.
DIRÉTORIA DE ESTUDOS E POLÍTICAS DO ESTADO, DAS INSTITUIÇÕES E DA DEMOCRACIA (DIEST). Nota técnica n° 36 de junho de 2020: O uso de tecnologia da informação para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Brasília – DF, 2020, Disponível em:
DOS SANTOS DAMACENO, G. A formação docente como apoio à inclusão dos estudantes com deficiência intelectual na escola estadual de ensino fundamental e médio “Jerônimo Monteiro” –Espírito Santo. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 18681-18694, 2022. DOI:10.34117/bjdv8n3-213 Disponível em: < https://scholar.archive.org/work/souldc2qezf6bpcleskp563kcu/access/wayback/https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/45273/pdf Acesso em: 27 ago. de 2021.
GUO, Y. et al. A origem, transmissão e terapias clínicas do surto de doença por coronavírus 2019 (COVID-19) -uma atualização sobre o status. Military Med Res, v. 7, n. 11, 2020. DOI: 10.1186/s40779-020-00240-0 Disponível:
MARANHÃO. Decreto nº 35.662, de 16 de março de 2020.Dispõe sobre a suspensão, por 15 dias, das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede estadual de educação, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, nas instituições de ensino das redes municipais e nas escolas e instituições de ensino superior da rede privada localizadas no Estado do Maranhão. Diário Oficial do Estado do Maranhão, São Luís, 16 de março de 2020. Disponível em: < https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390834> Acesso em: 29 out. 2021.
MARANHÃO. Conselho Estadual de Educação (CEE/MA). Resolução n° 94 de 26 de março de 2020. Fixa orientações para o desenvolvimento das atividades curriculares e a reorganização dos calendários escolares, excepcionalmente, enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao novo Coronavírus – COVID-19, para as Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Maranhão, São Luis, 26 de março de 2020. Disponível em:< http://conselhodeeducacao.ma.gov.br/files/2019/10/RESOLU%C3%87%C3%83O-CEE-MA-94_2020.pdf> Acesso em: 29 out. 2021.
MARCON, K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Revista Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047 disponível em:< https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047/5401> Acesso em: 10 set. 2021.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201 Disponível em:
PIMENTEL, F. S. C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) – Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:< http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf>. Acesso em: 14 set. 2021.
POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013. p.1-3. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/2posteres/AndreaPolena-Poster_int.pdf Acesso em: 07 mar. 2022.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación. OEI. n. 24, septiembre/diciembre, 2000. DOI: https://doi.org/10.35362/rie240997 disponível em:< https://rieoei.org/historico/documentos/rie24a03.htm> Acesso em: 10 set. 2021.
SILVA, F. J. A. et al. The difficulties encountered by teachers in remote teaching during the pandemic of COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e17511225709, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25709. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25709. Acesso em: 23 jul. 2022.
SILVA, V. Aulas online: relatos virtuais sobre a importância das tecnologias num momento pandêmico. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. Disponível em:< http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9352 >. Acesso em: 15 julho. 2022.
SOARES, D. M. R; et al. As tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics) na prática docente: formação de professores universitários. In: Congresso Internacional de educação e tecnologias e Encontro de pesquisadores em educação à distância, 2018. São Carlos - SP: Universidade Federal de São Carlos, 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em:
SOARES-LEITE, W. S. & NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. DO. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 5, n.10, julio-diciembre, 2012 p. 173-187. ISSN: 2027-1174. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4434902 Acesso em: 20 ago. de 2021.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Tecnologia, Informação e Inclusão. TICs na Escola. V.01, nº 03, p.01-04, 2008. Disponível em:
VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. Em J. A. Valente (org.). Os computadores na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied – Unicamp, 1999a. p.89-110 Disponível em: < www.nied.unicamp.br/oea.> Acesso em: 12 ago. 2021.
WU F, ZHAO S, YU B, CHEN YM, WANG W, SONG ZG, HU Y, TAO ZW, TIAN JH, et al. A new coronavírus associated with human respiratory disease in China. Nature, v.579, n. 7798. p. 265-269, 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/s41586-020-2008-3#citeas> Acesso em: 12 ago. 2021.