BOLSA DE EXTENSÃO: PROJETO DE EXTENSÃO ENTARDECER CIENTÍFICO

Palavras-chave: Atividade Formativa. Vivência acadêmica. Universidade pública.

Resumo

O objetivo é relatar a experiência vivenciada pelas bolsistas no projeto de extensão Entardecer Científico. Trata-se de um relato de experiência, sobre a vivência das bolsistas do Projeto de Extensão Entardecer Científico de uma Universidade pública da região Mato-grossense, no desenvolvimento de atividades, como o exercício da liderança, organização e criação de eventos, comissões, escritas científicas e relacionamento acadêmico e profissional. O projeto é composto por duas bolsistas graduandas de enfermagem, 17 discentes voluntários e 3 membros externos como profissionais de saúde. Estes formam grupos de comissões para a criação e planejamento dos eventos propostos pelos projetos. Em 2022 foram realizados 07 eventos entre os meses de maio a novembro, totalizando 560 participantes. É de extrema importância a presença de projetos de extensão nas universidades públicas, ao qual colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes de graduação que procuram participar dessas atividades de creditação da extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Isaura Fernandes Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Bianca Teshima de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres,MT,Brasil.

Stefany Caroliny de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Mestre em Educação. Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEDU/UNEMAT), Cáceres/MT, Brasil. É docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Janainna Valéria Duarte Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Mestranda em Educação pela PPGEDU/Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Aline Dias Almeida , Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Paola Souza Santos , Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela (USF). Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Vitória Carolina Alves Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Residente em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, PR, Brasil.

Vittoria Hellen Pereira Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Rosane Maria Andrade Vasconcelos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Doutora em Ciências pela (EERP/USP). Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE nº 776/97. Orienta para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Brasília, 03 de dez. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_parecer77697.pdf. Acesso em 12 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União: seção I, p. 59-62: Poder Executivo, Brasília, Distrito Federal, 13 jun. 2013.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 1, n. 19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015.

NASCIMENTO, Bruna Roberta Lopes do; SILVA, Rafael Rodrigues da. Escrita científica: a importância dessa habilidade para o estudante de medicina brasileiro. Revista Portal: Saúde E Sociedade, v. 6, n. Fluxo contínuo, e02106018, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/12537.

PEREIRA, Helena Isaura Fernandes; FREITAS, Janainna Valéria Duarte; HARTWING, Shaiana Vilella; BARROS, Bruna Keiko Yoshino; VASCONCELOS, Rosane Maria Andrade; CARDOSO, Luana Paula da Silva; SILVA, Thamires Alves da; PIRES, Gabriela de Souza; FERNANDES, Vittoria Hellen Pereira; SOUZA, Stefany Caroliny de. Entardecer Científico: formação universitária a favor da sociedade. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, p. e11812541524-e11812541524, 2023.

PEREIRA, Helena Isaura Fernandes; VASCONCELOS, Rosane Maria Andrade; MARQUES, Jhany Kely Galindo; SOARES, Jennefer Emily Maraia. FREITAS, Janainna Valéria Duarte; ALMEIDA, Aline Dias.; SANTOS, Paola Souza; ALENCAR, Teshima de Alencar; DUARTE, Eliane de Fátima; SOUZA, Stefany Caroliny de. Publicações científicas do projeto de extensão entardecer científico: o olhar dos extensionistas. In: Congresso Internacional de Saúde Única (Interface Mundial). Ebook. Recife (PE) On-line, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/ebook/vcidsuim2022/515313-publicacoes-cientificas-do-projeto-de-extensao-entardecer-cientifico--o-olhar-dos-extensionistas/. Acesso em: 15 dez. 2023.

UFLA. Universidade Federal de Lavras. Elaboração de projetos de extensão. PROEC-Pró Reitoria de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Lavras. 2022. Disponível em: https://proec.ufla.br/programas-e-projetos/18-coordenadorias/programas-e-projetos/25-modelo-para-elaboracao-de-projetos-de-extensao#:~:text=Projetos%20de%20extens%C3%A3o%20devem%20buscar,emiss%C3%A3o%20de%20laudos%2C%20entre%20outras. Acesso em: 10 dez. 2023.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Conselho universitário. Edital nº 005/2021. Bolsas de Iniciação em Extensão Universitária. Cáceres: UNEMAT, 2021. Disponível em: https://cms.unemat.br/storage/documentos/bloco-documento-arquivo/CVMddRlj6wHe4AFmTHQXU0VYnJ3D5hr91FsaIM83.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Conselho universitário. Portaria nº 1374/2020. Autoriza a servidora a coordenar projeto de extensão universitária Entardecer científico. Cáceres: UNEMAT, 2020. Disponível em: http://www.unemat.br/legislacao/index.php?id_port=25505. Acesso em: 10 out. 2023.

USC - UNISAGRADO. Universidade do Sagrado Coração (Bauru). A importância dos Projetos de Extensão no Ensino Superior. UNISAGRADO, 2021. Disponível em: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12247-a-importancia-dos-projetos-de-extensao-no-en.html. Acesso em: 12 dez. 2023.

VOLPATO, Gilson Luiz. Escrita Acadêmica: A Base da Ciência. Revista Arco: Jornalismo Científico e Cultural, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/escrita-academica-a-base-da-ciencia. Acesso em: 10 nov. 2023.
Publicado
2024-06-24
Como Citar
Fernandes Pereira, H. I., Teshima de Alencar, B., de Souza, S. C., Duarte Freitas, J. V., Dias Almeida , A., Souza Santos , P., Alves Pereira, V. C., Pereira Fernandes, V. H., & Andrade Vasconcelos, R. M. (2024). BOLSA DE EXTENSÃO: PROJETO DE EXTENSÃO ENTARDECER CIENTÍFICO. Revista Extensão, 8(3), 119-126. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9311
Seção
Relatos de Experiência