ATOR SOCIAL E STATUS HOMOSSEXUALIDADE SOB A ÓTICA DE ÉMILE DURKHEIM E PIERRE FÉLIX BOURDIEU APÓS PRÁTICA DE EXTENSÃO/PESQUISA EM UMA ESCOLA “INCLUSIVA”
Resumo
O objetivo deste texto é demonstrar o estado do conhecimento sobre a homossexualidade sob a ótica da sociologia após uma prática de extensão/pesquisa em uma escola destinada ao público LGBTTT fundada em 2009, que fechou suas portas em 2012. Recorre-se à literatura nacional e internacional para esta discussão que tem como conceito central a homofobia e como foco estratégico, a análise do trabalho de Émile Durkheim e Pierre Félix Bourdieu. A busca pelo respeito e pela dignidade homossexual passa pela criação de leis, movimentos e manifestos populares, pois a aceitação do "diferente" é o principal fator para a efetivação de garantias de direitos desse segmento social.
Downloads
Referências
DURKHEIM, Émile. As regras do método Sociológico. São Paulo: Editora Nacional, 1984.
MIRANDA, Luciano. Pierre Bourdieu e o campo da comunicação: por uma teoria da comunicação praxiológica. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2005.
SOUZA, Luiz Antonio Francisco de,. Sociologia da violência e do controle social. Curitiba: IESDE Brasil, 2011.
SILVA, Renan Antônio. Ensino, tecnologia e preconceito: diário de campo em uma escola destinada ao público LGBTTT no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp., p. 1217-1233, 2017.
TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues. Três fórmulas para compreender “O Suicídio” de Durkheim. Revista Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 6, n° 11, ago. 2002.
TESKE, Ottmar et alli. Sociologia: Textos e Contextos. Canoas: Editora ULBRA, 1999.