ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS

  • Cristiane Costa Uchôa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Kesia Chaves da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Acolhimento. Classificação de risco. Hospital. Enfermagem.

Resumo

A classificação de risco é um processo de identificação de pacientes que prioriza os que necessitam de acordo com o potencial de risco. O Sistema de Triagem de Manchester (STM) é amplamente utilizado no país como um protocolo de classificação de risco, visando melhorar os métodos de triagem no atendimento de urgência e emergência. No entanto, a implementação do STM apresenta desafios. O objetivo deste relato de experiência foi destacar os desafios e enfatizar a importância do treinamento adequado e do comprometimento dos profissionais de saúde, em especial dos enfermeiros classificadores. A implementação efetiva do STM requer o conhecimento teórico-científico, aliado à experiência profissional, para adaptar o protocolo à realidade da unidade hospitalar. É importante ressaltar que este relato de experiência é baseado em um contexto específico de um hospital de porte II. As particularidades e desafios enfrentados podem variar em outras instituições de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Costa Uchôa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pós-Graduanda  em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Kesia Chaves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Mestre em ciencias ambientais (UNITAU). Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Publicado
2023-08-17
Como Citar
Costa Uchôa, C., & Chaves da Silva, K. (2023). ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS. Revista Extensão, 7(2), 17-23. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8745
Seção
Relatos de Experiência