OFICINAS EDUCATIVAS E DE AUTOCUIDADO PARA INDIVÍDUOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS – TO
Resumo
Dentre os aspectos da saúde atreladas ao envelhecimento, a saúde bucal merece atenção importante, pois, historicamente, ela não é vista como prioridade na saúde dos indivíduos. Isso resultou em uma geração com alta incidência e prevalência do uso de próteses dentárias. O presente relato de experiência foi realizado a partir da atuação em oficinas educativas em um projeto de extensão de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com os indivíduos idosos que frequentam a UBS da cidade de Augustinópolis - TO. Nas oficinas educativas e de autocuidado foram abordados o conhecimento sobre higiene e saúde bucal. Foram conduzidos dois encontros onde por meio de uma roda de conversa e dinâmicas com metodologias ativas que estimulassem a participação das pessoas idosas. Essa metodologia foi empregada com a finalidade de possibilitar uma maior fixação das informações compartilhadas. Além disso, a liguagem utilizada foi de forma acessível para melhor entendimento, bem como, para proporcionar posteriormente, a disseminação dos conhecimentos adquiridos para a comunidade local. Os resultados alcançados com a realização da ação foram a disseminação de informações sobre os cuidados com saúde e higiene oral, bem como, um melhor preparo dos indivíduos idosos para a higiene correta bucal e da prótese dentária.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento e Atenção Básica. Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008.
Ferreira, O. G. L., Maciel, S. C., Silva, A. O., Sá, R. C. N., & Moreira, M. A. S. P. (2010). Significados atribuídos ao envelhecimento: Idoso, velho e idoso ativo. Psico-USF, 15(3), 357-364.
Macena, Wagner Gonçalves, Lays Oliveira Hermano, and Tainah Cardoso Costa. Alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento. Rev Mosaicum 27, 223-36, 2018.
Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
Moreira et al. A saúde bucal do idoso brasileiro: revisão sistemática sobre o quadro epidemiológico e acesso aos serviços de saúde bucal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(6):1665-1675, nov-dez, 2005.
LIMA-COSTA, M. F. Envelhecimento e saúde coletiva: Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 52, suppl. 2, p. 1-3, 2018.
Ramos, L. R. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso. São Paulo. Cadernos de Saúde Pública, 19(3), 793-798, 2003.
Rosa, F., Neto, Matsudo, S. M. M., Liposcki, D. B., & Vieira, G. F. Estudo dos parâmetros motores de idosos residentes em instituições asilares da grande Florianópolis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 13(4), 7-15, 2005.