RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “A ENFERMAGEM NA MUSICOTERAPIA: A ARTE DE CUIDAR CANTANDO”
Resumo
O estudo teve como objetivo realizar educação em saúde utilizando as estratégias de musicoterapia para o enfrentamento de opressão, preconceito, bullying e violência sexual. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, descritiva, que visa relatar as vivências do projeto de extensão vinculado ao curso de Enfermagem do Município de Augustinópolis-TO, “A Enfermagem na Musicoterapia: A arte de cuidar cantando”. Os resultados da pesquisa mostraram que a experiência que este projeto pôde proporcionar despertou um novo olhar quanto a importância desse cuidado e atenção a saúde da população LGBTQIA+ (adolescentes e jovens), que enfrentam o preconceito; bullying; opressão; violência sexual, dentre tantas outras dificuldades encontradas diariamente. Assim, conclui-se que, a musicoterapia não trouxe consigo nenhuma rejeição por parte dos participantes, pelo contrário, demonstrou ser uma ação afirmativa, melhorando a relação com a família e sociedade.
Downloads
Referências
BENENZON, Rolando O. Teoria da musicoterapia. Grupo Editorial Summus, 1988.
BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Portaria nº 849, de 28 de março de 2017.
DONDA, Darlene Cristina; LEÃO, Eliseth Ribeiro. A música como intervenção em projetos de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021.
HATZENBUEHLER ML, Bellatorre A, Lee Y, Finch BK, Muennig P, Fiscella K. Structural stigma and all-cause mortality in sexual minority populations. Soc Sci Med. 2014
IBOR, Belén Crespo; CAMPO, Laura Almudéver. Pessoas com mudança de sexo: um desafio paraa enfermagem. Index Enferm. 2020.
OLIVEIRA, Marilise Fátima de et al. Musicoterapia como ferramenta terapêutica no setor da saúde: uma revisão sistemática. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 12, n. 2, p. 871-879, 2014.
ROSA, Danilo Fagundes et al. Assistência de Enfermagem à população trans: gêneros na perspectiva da prática profissional. Revista Brasileira de Enfermagem (Reben). 2017.
SANTEE, Kadija Mohamed et al. O uso da música nos serviços de saúde: uma revisão integrativa. Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 2, 2019.
SUZUKI, Denise Chrysostomo Suzuki; SCHVEITZER, Mariana Cabral; VITALLE, Maria Sylvia de Souza. Adolescentes vítimas de abuso sexual e musicoterapia: uma revisão integrativa. Revista educação. 2021.
UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018.