RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “SABERES INDÍGENAS KRAHÔ NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS DE ARAGUATINS-TO”
Resumo
Considerando o contexto escolar no Ensino Médio e o apagamento da cultura indígena, foi necessário contemplar as narrativas do povo krahô. Este trabalho associou a cultura indígena para a sala de aula com ações que contemplem as narrativas, através de propostas de sequências didáticas evidenciando a temática "História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira", como consta na lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa descritiva abordagem qualitativa. A seleção dos textos foi por meio dos livros do Laboratório de Línguas Indígenas (UFT). A revisão bibliográfica teve por base Mikhail Bakhtin (1997); Dolz e Schneuwly (2011) para contribuir com a lei o campo “Artístico Literário” da BNCC de (2008) se configura como ideal. O material didático foi ofertado para as escolas de Araguatins-TO, pois a inserção da temática desmistifica muitos preceitos em torno dos povos indígenas Krahô. Conclui-se que, as narrativas krahô, e o estudo discursivo são fundamentais para o fortalecimento, desse povo.