ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SALAS DE APOIO NA PROMOÇÃO DO AUTO CUIDADO DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA (TEA) – REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Todos os indivíduos necessitam interagir com outros e com o meio ambiente desde o princípio de suas vidas, um processo importante para que seu desenvolvimento ocorra da forma esperada. Quando bebês, a todos os momentos recebemos estímulos que vão contribuir para que sejam adquiridas habilidades, tais como conseguir erguer o pescoço, rolar, começar a engatinhar, ficar sentado e até falar. Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vão apresentar déficits na aquisição de uma ou mais aptidões que deveriam estar presentes ao longo do seu processo de desenvolvimento. Alguns estudos revelam prognósticos positivos quanto a aquisição da linguagem verbal, melhor relacionamento interpessoal, autonomia, entre outras habilidades que foram reforçadas de maneira positiva quando houve intervenções precoces, principalmente em crianças diagnosticadas com TEA. Pretende-se com esse trabalho realizar uma revisão de literatura, coletando dados referentes a prestação de assistência de enfermagem em salas de apoio que promoveram autocuidado para crianças diagnosticadas com TEA, reunindo produções onde podem ser evidenciadas melhorias em amplo aspecto de suas vidas e na autonomia de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, contribuindo positivamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, no intuito de trazer melhor qualidade de vida para todos os envolvidos nesse processo.
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Referências
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