ANALISE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO RURAL E AS RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavras-chave: Ruralismo. Educação do Campo. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo apresenta as narrativas da educação no Brasil no meio rural a partir de 1940 contextualizada entre sujeitos e currículos sócio educacional. O objetivo é compreender a superação social e cultural do campesinato da pedagogia rural para a pedagogia do movimento proposta pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para os povos do campo. Tal investigação parte das concepções educativas implantadas/ ofertadas para o meio rural, no chamado ruralismo pedagógico, passando pelo Movimento de Educação de Base (MEB) e chegando ao paradigma da educação do campo. Para tanto, foi realizado análise da lei orgânica do ensino agrícola, a primeira lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional (LDB), Movimento de Educação de Base, e as Diretrizes Operacionais para a Educação básica nas escolas do Campo. Assim apontaremos as reformulações que o Estado adotou em função dos princípios de políticas públicas direcionadas a educação do campo. O ensino sofreu diversas mudanças no currículo operacional para as escolas do campo embora regimentado pelas diretrizes operacionais para as escolas no meio rural, as práticas pedagógicas traduzem concepções de uma pedagogia urbana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em História das Populações Amazonicas (UFT). Professora Efetiva da Rede Estadual do Tocantins no municipio de Conceição - TO.

Edivaldo B. de Almeida Filho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduando em Licenciatura em Educação do Campo habilitações em Artes Visuais e Música na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Sátila Menezes Aires, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Formada em Pedagogia e Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação do Campo e Práticas Pedagógicas e Educação Pobreza e Desigualdade Social. Atua como Educadora Social na Secretaria Municipal de Assistência Social de Combinado - TO.

 

Referências

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M.. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999.

BRASIL. Decreto-Lei Nº 9.613, De 20 De Agosto De 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Rio de Janeiro, 20 de Agosto de 1946, 125º da Independência e 58º da República. Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/8/1946, Página 12019 (Publicação Original)

. Lei n. 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1961; Legislação Informatizada - LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - Publicação Original. 140º da Independência e 73º da República.

. MEC/SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf

CALAZANS, M. J. Para compreender a educação do Estado no meio rural. Traços de uma trajetória. In: THERRIEN, J.; Damasceno, M. n. (org.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p. 15-42.

CALDART. R. S. PEDAGOGIA DO MOVIMENTO SEM TERRA. 4º Edição. São Paulo- SP. Editora Expressão Popular, 2012.

CARVALHO, Raquel A. Identidade e Cultura dos Povos do Campo no Brasil: Entre Preconceitos e Resistências, Qual o Papel da Educação? Appris, 2016

FALEIRO, Wender; FARIAS, Magno Nunes. Formadores de professores em Educação do Campo em Goiás. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 88-106, 8 ago. 2016. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p88. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2111. Acesso em: 06 mar. 2021.

FÁVERO. O. Meb – Movimento De Educação De Base Primeiros Tempos: 1961-1966. In: V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em Évora, Portugal, de 5 a 8 de abril de 2004.

FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo -SP/ Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra S/A, 2002. 54 p.

MAIA. E. M. Educação Rural No Brasil: O Que Mudou Em 60 Anos? N. da R. — Artigo transcrito de: AN DE; revista da Associação Nacional de Educação, São Paulo, 1 (3): 5-11, 1982 Em Aberto, Brasília, ano 1, n. 9, setembro, 1982.

MARQUES. M. I. M. A Atualidade Do Uso Do Conceito De Camponês REVISTA NERA – ANO 11, N. 12 – JANEIRO/JUNHO DE 2008 – ISSN: 1806-6755. pp. 57-67

MATOS, Cleide Carvalho de; ROCHA, Genylton Odilon Rego da. O currículo da Educação do Campo no contexto das legislações nacionais. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S.L.], p. 1-23, 2020. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e4582.

MOLINA. M. C.; SÁ. L. M. Educação do Campo In: Caldart, R. S. (Org.) Dicionário Da Educação Do Campo. São Paulo: Expressão Popular. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2012. P. 293-299.

RIBEIRO, M. Educação Rural. In: Caldart, R. S. (Org.) Dicionário Da Educação Do Campo. São Paulo: Expressão Popular. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2012. p. 295-301.

. M. Educação Rural. In: Caldart, R. S. (Org.) Dicionário Da Educação Do Campo. São Paulo: Expressão Popular. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2012. P. 293-299.

. M. Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural:

desvelando conexões históricas da educação do campo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 79-100, jan./mar. 2015.

S. PAULO, Folha de. Leia o manifesto do MST. 1997. Reforma Agrária: uma luta de todos 1º Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária Homenagem aos educadores Paulo Freire e Che Guevara Brasília, 28 a 31 de julho de 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/8/01/brasil/29.html

SILVA. V. C. TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM PARAUAPEBAS/PARÁ DE 2005-2010. Dissertação de (Mestrado) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CAMPUS DE SOROCABA. Universidade Federal de Sorocaba SP. Sorocaba-São Paulo, 2015.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. SAUS Quadra 05, Bloco H, Lote 06, Edifício CNPq/IBICT/UNESCO, 9º andar – CEP 70070-912 – Brasília, DF, Brasil.

WANDERLEY. L. E. W. MEB E Educação Popular, EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 1º Semestre de 2014 _ n. 33, v. 12, p. 97 – 107. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado
2022-12-16
Como Citar
Maria da Silva, A., B. de Almeida Filho, E., & Menezes Aires, S. (2022). ANALISE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO RURAL E AS RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Extensão, 6(2), 16-25. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6572