PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: AÇÃO DE EXTENSÃO REALIZADO NO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA IFSC CAMPUS CANOINHAS
Resumo
Buscando criar uma conscientização na população de Canoinhas – Santa Catarina, com ênfase na sustentabilidade ambiental, foi realizado na unidade Curricular de Projeto Integrador II, do Curso Técnico Concomitante em Agroecologia do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, o projeto de extensão intitulado ‘Promovendo a Sustentabilidade Ambiental - Uma ação dos discentes de Gestão e Legislação de Recursos Naturais - Curso Técnico Concomitante em Agroecologia 2020.1’, tendo como objetivo central Promover a sustentabilidade ambiental entre os discentes do IFSC e a comunidade externa. Dividiu-se o projeto em duas etapas: (a) Revisão Bibliográfica e apresentação sobre o tema sustentabilidade ambiental e (b) Aplicação de um questionário estruturado, com questões relacionadas a sustentabilidade ambiental, aplicado na comunidade externa do IFSC Canoinhas. O presente projeto de extensão, além de contribuir para uma formação mais completa e crítica dos discentes, contribui para conscientizar a comunidade externa, podendo criar hábitos sustentáveis, tendo por consequência uma melhora da qualidade de vida de todo os agentes participantes do projeto.
Downloads
Referências
AYRES, Robert. Sustainability economics: Where do we stand? Ecological Economics, v. 67, n. 2, p. 281-310, 2008.
CORRÊA, Edson José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de extensão universitária, v. 1, n. 1, p. 12-15, 2003.
DOVERS, Stephen; HANDMER, John Uncertainty, sustainability and change. Global Environmental Change, v. 2, n. 4, p. 262-276, 1992.
KRAEMER, Maria Elisabeth. Gestão ambiental: Um enfoque no desenvolvimento sustentável. 2012. Disponível em: https://cdn.ambientes.ambientebrasil.com.br/wp-content/uploads/anexos/453.pdf, acesso em 03 de outubro de 2021.
SABBAGH, Roberta Buendia. Gestão ambiental. (Cadernos de Educação Ambiental, 16). Secretaria do Meio Ambiente, SMA, São Paulo. 2011. 176p.