PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE EM ARAGUAÍNA-TO

Palavras-chave: PIBID. Formação docente. Relato de experiências.

Resumo

Neste trabalho, trazemos reflexões sobre os efeitos do PIBID na formação docente, embasado por experiências formativas proporcionadas no desenvolvimento do programa na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze, localizada em Araguaína-TO. A metodologia adotada consiste em uso e análise de relatórios parciais e finais que foram elaborados como requisito obrigatório do programa, apreciados com base em revisão de literatura. Demonstra-se, assim, nuances do cotidiano escolar, os desafios no ensino-aprendizagem, e a importância do PIBID na formação do acadêmico de Geografia. Dentre as atividades desenvolvidas na escola, destacamos: planejamento pedagógico elaboração, aplicação e correção de provas acompanhamento e apoio ao docente em sala de aula; planejamento e execução do projeto pedagógico; organização de oficinas; confecção do jogo de memória com as bandeiras dos estados brasileiros; gincana Interdisciplinar e elaboração do quiz de Geografia. Podemos inferir que o PIBID possibilita ao licenciando a oportunidade de vivenciar práticas cotidianas escolares, de apreender como ensinar ao apreender ser professor.

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Biografia do Autor

Tatiana do Carmo de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PIBID. 

Ivone Reis da Cruz, Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze

Professora da rede pública estadual do Tocantins. Graduada em Geografia pela  Universidade Federal do Tocantins. Supervisora do PIBID. 

Roberto Antero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador de área do PIBID. 

Lucas Barbosa Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PIBID. 

Doralice Pereira Rodrigues , Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsista do PIBID. 

Referências

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Publicado
2021-03-31
Como Citar
do Carmo de Almeida, T., Reis da Cruz, I., Antero da Silva, R., Barbosa Pereira, L., & Pereira Rodrigues , D. (2021). PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE EM ARAGUAÍNA-TO. Revista Extensão, 4(4), 190-196. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4088
Seção
Relatos de Experiência