LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente texto apresenta um relato das experiências dos acadêmicos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Miracema, com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Discute o projeto pedagógico: “o encantado mundo da literatura infantil brasileira”, desenvolvido em uma escola municipal com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar práticas de leitura e escrita. Considerando a relevância da aprendizagem da leitura e escrita na formação escolar, buscamos criar um contexto metodológico e educativo que despertasse o interesse pelos livros e o gosto pela leitura, a partir da literatura infantil brasileira. Foi possível avaliar o alcance do trabalho realizado através das produções textuais e do envolvimento das crianças nas atividades propostas ao longo do desenvolvimento do projeto. Além disso, a experiência trouxe contribuições significativas para nossa formação profissional, especialmente no que diz respeito à didática na sala de aula.
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Referências
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. Coleção primeiros passos.
CUNHA. M. A. A. Literatura infantil: teoria & pratica. São Paulo: Ática, 1983.
GARCIA, S. C.; FACINCANI, E. F. Literatura infantil e escola: algumas considerações. Campinas, SP: ALB, Anais: 16º congresso de leitura do brasil, 2007. disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem08pdf/sm08ss02_06.pdf. acesso em: 23 de maio de 2020.