PROGRAMA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS - PROIPE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este artigo pretende refletir sobre a experiência de formação de professores da educação básica desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM desde 2014, a qual se baseia em uma metodologia voltada para a geração de inovações pedagógicas no contexto escolar. Apresenta-se a estruturação do Programa de Inovações Pedagógicas junto aos Professores da Educação Básica – PROIPE, sua perspectiva metodológica e seus fundamentos teóricos. Aborda-se de forma crítica o processo desenvolvido e os resultados observados, buscando contribuir com o campo da formação de professores. Permite-se verificar que os docentes geraram de forma coletiva inovações em suas práticas pedagógicas e, deste modo, estimularam mudanças na postura educativa e contribuíram com a transformação do espaço escolar no sentido de mais permeabilidade a mudança; ao mesmo tempo, as escolas aproximam-se da comunidade do entorno e passam a incluí-la no pensar e agir pedagógico.
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Referências
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