EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS E DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO EM CONTEXTO INTERCULTURAL
Resumo
Este relato de experiência baseia-se na construção de um curso de extensão, vinculado à pesquisa sobre Educação Escolar Indígena e Interculturalidade no contexto da Escola Indígena Pataxó de Boca da Mata (Porto Seguro–BA), desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia. O curso busca aproximar atores sociais de diferentes origens, colocando em diálogo, interação e confronto saberes distintos (tradicional-comunitário, científico-acadêmico, técnico-jurídico). Neste sentido, busca-se um modelo integrativo entre pesquisa e extensão, onde as práticas geradoras do conhecimento se dão em contextos específicos, de diversidade e diálogo intercultural, com o propósito de estabelecer uma ação transformadora tanto para a Universidade como para a sociedade regional. O curso prevê ações em rede, refutando uma visão onde a extensão é vista como um saber que será oferecido aos usuários receptores, em uma concepção domesticadora do conhecimento. Busca-se assim a desconstrução das relações hierárquicas implícitas entre pesquisadores e pesquisados, fomentando processos interculturais entre diferentes tradições de conhecimento, como parte das metologias da pesquisa participativa que privilegiam a perspectiva intersubjetiva e co-participativa. O curso de extensão encontra-se em sua fase inicial e buscaremos neste trabalho apresentar as primeiras impressões e experiências deste processo.
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Referências
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