EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS E DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO EM CONTEXTO INTERCULTURAL

  • Alexandre Capatto UFSB
  • Pablo Antunha Barbosa UFSB
Palavras-chave: Curso de extensão. Metodologias participativas. Escola indígena. Aldeia Pataxó Boca da Mata.

Resumo

Este relato de experiência baseia-se na construção de um curso de extensão, vinculado à pesquisa sobre Educação Escolar Indígena e Interculturalidade no contexto da Escola Indígena Pataxó de Boca da Mata (Porto Seguro–BA), desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia. O curso busca aproximar atores sociais de diferentes origens, colocando em diálogo, interação e confronto saberes distintos (tradicional-comunitário, científico-acadêmico, técnico-jurídico). Neste sentido, busca-se um modelo integrativo entre pesquisa e extensão, onde as práticas geradoras do conhecimento se dão em contextos específicos, de diversidade e diálogo intercultural, com o propósito de estabelecer uma ação transformadora tanto para a Universidade como para a sociedade regional. O curso prevê ações em rede, refutando uma visão onde a extensão é vista como um saber que será oferecido aos usuários receptores, em uma concepção domesticadora do conhecimento. Busca-se assim a desconstrução das relações hierárquicas implícitas entre pesquisadores e pesquisados, fomentando processos interculturais entre diferentes tradições de conhecimento, como parte das metologias da pesquisa participativa que privilegiam a perspectiva intersubjetiva e co-participativa. O curso de extensão encontra-se em sua fase inicial e buscaremos neste trabalho apresentar as primeiras impressões e experiências deste processo.

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Biografia do Autor

Alexandre Capatto, UFSB

Mestre em Ciências Sociais, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Pablo Antunha Barbosa, UFSB

Doutor em Antropologia Social e Histórica pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), França. É professor Adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais-Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Referências

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Publicado
2019-12-13
Como Citar
Capatto, A., & Barbosa, P. A. (2019). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS E DIÁLOGOS PARA UMA PRÁTICA PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO EM CONTEXTO INTERCULTURAL. Revista Extensão, 3(2), 52-61. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1941